Carreira

6 aplicativos para ajudar nos estudos que você precisa conhecer

A todo momento, estamos rodeados por tecnologias diferentes, inovações constantes e informações das mais diversas a apenas um clique de distância, na ponta dos nossos dedos. Com tanta praticidade, não seria ótimo encontrar também aplicativos para ajudar nos estudos?

A boa notícia é que eles existem e oferecem os mais diversos tipos de conteúdo para você ampliar os seus conhecimentos de uma forma muito mais dinâmica, moderna e interativa! No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre 6 aplicativos que, com certeza, vão fazer a diferença em sua rotina. Conecte-se e confira!

1. Duolingo

Hoje em dia, possuir um conhecimento avançado em uma ou mais línguas estrangeiras deixou de ser um diferencial para se tornar um dos pré-requisitos fundamentais nos currículos dos profissionais de praticamente todas as áreas de atuação do mercado.

Para quem não tem horários disponíveis na agenda para comparecer a um curso regular ou está em busca de opções mais viáveis do ponto de vista financeiro, um aplicativo de idiomas é uma excelente alternativa para alavancar os estudos de uma forma mais prática, prazerosa e autodidata.

Aqui, vamos destacar uma das plataformas mais populares do mundo: o Duolingo. Além de ser totalmente gratuito, esse aplicativo está disponível para os sistema Android e também para o iOS, e proporciona uma boa experiência de aprendizagem.

Você poderá optar entre os idiomas inglês, espanhol, francês ou alemão, terá acesso a conteúdos educativos com exercícios que estimulam a escrita, a audição e a fala e, ao final de cada unidade, poderá testar os conhecimentos aprendidos e conquistar o acesso a módulos mais avançados de acordo com os resultados atingidos.

2. AppBlock

Se você tem dificuldades para manter a concentração em uma única atividade e não consegue driblar as distrações para manter o foco total nos estudos, o AppBlock não pode ficar de fora do seu menu de aplicativos!

Com ele, você poderá bloquear uma relação de sites e outros aplicativos do seu celular durante um período de tempo previamente determinado, e eles ficarão inacessíveis até o término do intervalo definido por você.

Dessa forma, você conseguirá escapar das notificações de e-mails, das redes sociais ou de jogos e poderá aumentar o seu rendimento, organizando um cronograma estruturado e criando relatórios de produtividade.

Por enquanto, o AppBlock está disponível somente para os celulares com sistema Android e é totalmente gratuito para seus usuários.

3. Wattpad

Já imaginou como seria ter acesso a uma verdadeira biblioteca com apenas um clique na tela do seu smartphone? Com o Wattpad, você pode criar um acervo digital incrível com livros nacionais e internacionais para ler quando e onde quiser.

Disponível gratuitamente para Android e iOS, o aplicativo é, hoje, a maior comunidade de leitores e escritores do mundo e oferece acesso a milhares de títulos de diversos gêneros da literatura, além de permitir que os usuários disponibilizem suas próprias publicações ou baixem os arquivos em PDF para ler offline.

É uma excelente solução para que você mantenha sua leitura em dia e amplie seu leque de informações, descobrindo novas histórias e autores do Brasil e do mundo.

4. Evernote

Para quem não abre mão de ter todas as suas anotações importantes devidamente organizadas, categorizadas e armazenadas em um só lugar, o Evernote é o aplicativo ideal.

Além de permitir a criação e o armazenamento de anotações variadas, com ele você poderá classificar os arquivos por assunto, compartilhá-los com outras pessoas, permitindo uma edição colaborativa e, ainda, adicionar materiais em outros formatos, como textos em PDF, imagens, áudios ou apresentações de slides.

Outro recurso interessante do Evernote é a sincronização automática, ou seja, você poderá iniciar uma anotação em seu celular e continuar de onde parou em seu tablet ou no computador, além de conseguir acessar e ler os conteúdos já criados sem precisar estar conectado à internet.

Muito prático, não é mesmo? E você poderá baixá-lo gratuitamente tanto em sistemas iOS quanto Android.

5. Khan Academy

Com uma vasta biblioteca de cursos em diversas áreas do conhecimento, o Khan Academy surgiu com o objetivo de oferecer conteúdo gratuito personalizado e de qualidade para todas as idades. No menu principal, é possível ter acesso às seguintes categorias disponíveis:

  • matemática por assunto: com materiais divididos por disciplinas, como cálculo, geometria, trigonometria e álgebra;

  • matemática por ano: que oferece uma seleção de conteúdos acordo com as diferentes séries escolares;

  • ciências e engenharia: que traz conhecimentos sobre física, química, biologia, saúde e medicina e engenharia elétrica;

  • economia e finanças: com conceitos básicos sobre economia e conteúdos sobre mercado financeiro;

  • computação: apresentando lições sobre programação, códigos e animação.

Fácil de acessar e disponível para os sistemas iOS e Android, o aplicativo Khan Academy oferece videoaulas, atividades para fixação dos conhecimentos, testes interativos e um painel exclusivo para que você consiga acompanhar o seu desempenho ao longo dos cursos.

6. Fit Brains Trainer

Desenvolvido por um neuropsicólogo norte-americano, o aplicativo Fit Brains Trainer promove, como o próprio nome indica, um treinamento para o cérebro.

Com mais de 60 jogos disponíveis em uma plataforma interativa, você poderá aprimorar habilidades essenciais tanto no meio acadêmico quanto profissional, como memorização, velocidade de raciocínio, concentração, lógica e uma visão apurada para encontrar a solução de diversos desafios.

Basta criar o seu perfil e, com base nas informações preenchidas, o aplicativo vai propor exercícios de acordo com as áreas em que você manifestou a necessidade de aprimorar seus conhecimentos.

Os jogos são divididos em três níveis — iniciante, intermediário e avançado — e, conforme você for vencendo os desafios propostos, seus resultados serão armazenados em um quadro indicando o seu nível atual e o percentual de acertos.

Disponível para download para o sistema Android e também para iOS, o Fit Brains Trainer é um aplicativo totalmente gratuito e boa alternativa para exercitar o cérebro de uma forma muito divertida e dinâmica.

E aí? Gostou das nossas sugestões de aplicativos para ajudar nos estudos? Você já utilizou algum deles ou tem outras dicas? Então, deixe o seu comentário e compartilhe a sua opinião com a gente!

 

Leave a Comment