CarreiraDestaques

Fim de ano chegou: confira a importância da autoavaliação pessoal e profissional

O fim de ano chegou e nada melhor do que aproveitar a época para fazer uma retrospectiva de tudo que foi realizado, conquistado, e deixado de lado nesse ano. A autoavaliação surge nesse momento para tornar mais visível os fatores e potencialidades que podem ser aprimorados ou descobertos.

Contudo, claro, você não precisa esperar determinada época, ou dia para analisar o seu perfil, até porque, constantemente, você pode se colocar a disposição para refletir sobre si mesmo, a fim de buscar formas de aperfeiçoamento e progresso ao longo do tempo.

O que é uma autoavaliação?

A autoavaliação diz respeito ao processo de investigação que conduzimos sobre variados aspectos de nossas vidas, como o pessoal ou profissional.

Ao se autoavaliar o indivíduo pode compreender o que está fazendo de certo ou errado na sua vida, ou na sua carreira, se realmente está feliz com o que está realizando, se está em um trabalho que deseja, os desejos para o futuro, além de compreender como pode buscar ou ir atrás das suas metas, tudo isso a partir de reflexões que começarão a aparecer no momento em que a autoavaliação estiver em execução.

É necessário destacarmos também, que muitas empresas investem em execícios de autoavaliação para que os seus colaboradores possam se autoconhecer e aprimorar os objetivos profissionais com mais domínio, no entanto isso não significa que você não possa realizar isso por conta própria.

Observar a importância da autoavaliação possibilita mais autoconhecimento, isso porque o sucesso obtido por meio das análises guiará sua vida como um fator motivador. E isso só é possível porque quando você se dispõe a reservar um tempo para si você consegue observar e entender como a sua mente funciona, o que ela deseja, quais as situações na qual se sente desmotivado, o que impede suas ações, o que te deixa feliz, ou triste, quais os pontos que devem ser lapidados, quais erros não voltar a cometer, dentre outras questões, e com isso você consegue proporcionar um futuro mais sólido, saudável, tranquilo e agradável.

Por que fazer?

Fazer uma autoavaliação vai te possibilitar descobrir como você lida com seus relacionamentos, com os seus estudos, com a posição que está no mundo e principalmente com o seu lado profissional. É importante mencionarmos que quando um indivíduos domina o que realmente deseja, quando não se tem dúvidas sobre o que deseja seguir, fica muito mais fácil chegar com segurança e certeza onde se quer.

Muitas pessoas se negam a se aprofundarem no universo da autoavaliação por medo de descobrirem que estão na carreira errada, ou que estão insatisfeitos com seu ambiente de trabalho, e tudo isso acaba sendo impulsionado pelo medo da mudança que trava essas pessoas privando-as de horizontes grandiosos que poderiam ser descobertos somente com a clareza de se escutar com mais atenção.

Sabemos que estar empregado te traz como recompensa o dinheiro, o que é bom, mas em meio a isso você realmente sente-se feliz com sua trajetória profissional? Será que o ambiente no qual trabalha supre as necessidades que todo profissional tem de reconhecimento, sociabilidade e valorização?

Só fazendo uma autoavaliação você poderá descobrir essas repostas, além de poder verificar quanto tem investido na sua carreira, suas motivações e analisar o seu desempenho e satisfação no trabalho.

Como realizar uma autoavaliação?

Quando pensamos em realizar uma autoavaliação o primeiro passo é ser sincero, pois mentir só dificultará o processo. Fazer essa análise não é uma tarefa fácil, principalmente se você não tem o hábito de olhar para si mesmo. Por isso separei algumas dicas antes de começar a autoavaliação:

  • Treine e não desista: o processo passa a ser natural e com o treino fica muito mais fácil.

  • Não existem perguntas fáceis: normalmente quando estamos pensando sobre nós mesmos, as perguntas sempre são difíceis de serem respondidas, sendo importante realizarmos uma introspecção, a fim de se conectarmos mais afundo consigo mesmo. E não se preocupe se as perguntas estão difíceis, continue firme, pois você está no caminho certo.

  • Avaliar e não julgar: um exercício que pode te ajudar muito nesse processo é o da autoempatia, principalmente se você tem dificuldade com confiança e autoestima. Ao se avaliar, imagine como se você estivesse tentando explicar a um amigo, os pontos fortes e fracos dele. Tenha mais empatia consigo mesmo.

Agora que você observou as dicas antes de começar a sua autoavaliação, vamos partir para a autoanálise:

1. Faça perguntas poderosas para si mesmo

Neste momento certifique-se de que está concentrado, não deixe nada tirar o foco dos seus pensamentos. Comece a refletir como foi a sua vida no último ano, reflita sobre sua trajetória, ações e comportamentos diante dos acontecimentos do dia a dia. Busque lembrar como foi, como era e como está sendo sua dedicação ao seu trabalho, vida pessoal e familiar. Esse é o momento de você ir pensando e anotando tudo o que pode ser potencializado.

As perguntas poderosas fazem parte de uma ferramenta excelente, a fim de realizar esse processo: como se encontra a minha vida pessoal? E a vida profissional? O quanto estou feliz com a vida que levo? Quantos dos meus sonhos e objetivos foram realizados? O que precisa acontecer para que eu me sinta realizado?

2. Quais seus pontos fortes e quais precisam de melhoria?

Ao buscar refletir sobre a sua vida você poderá observar quais são os seus pontos positivos e quais não são tão interessantes assim.

Isso servirá para você ter noção sobre os fatores que não são tão favoráveis, por estarem impossibilitando o seu progresso pessoal e profissional. E sobre as suas habilidades, competências e capacidades, que são ferramentas que lhe ajudam em seu processo evolutivo. Qual é sua melhor característica pessoal? Pode ser organização, gentileza, liderança. Você tem facilidade de escrever, mas trabalha em uma área que demanda cálculos? Pense em como poderia utilizar essa habilidade ao seu favor em seu ambiente de trabalho. Quando você passa a identificar as coisas que faz de melhor, você poderá navegar em meio a essas virtudes e usá-las para ter mais desempenho dentro de sua empresa e na vida profissional em geral. Quando você descobre o que destaca você das demais pessoas, fica muito mais fácil, porque você pode utilizar isso para melhorar a convivência com os outros.

3. Observe e identifique sentimentos e emoções negativas

Pare para pensar em quais momentos você fica mais feliz e entusiasmado, e em qual momento você fica mais inquieto, estressado, ansioso ou angustiado.

Quando você passa a observar essas emoções você conseguirá detectar as coisas ao seu redor que elevam o seu medo, crenças que limitam o seu desenvolvimento, além de outras emoções destrutivas. Com isso, fica mais fácil saber como se relacionar com essas questões para que com o tempo, outros sentimentos como otimismo, alegria, autoestima, esperança e satisfação com a vida pessoal e profissional façam cada vez mais parte de seus dias.

4. Reflita sobre suas dificuldades, bloqueios e defeitos

Nesse momento é mais do que necessário ter uma análise crítica, ou seja, avaliar os fatos, buscar reconhecer e obter o máximo de informações possíveis. 

Seja autocrítico para entender que observar seus defeitos não lhe diminuirá, mas sim lhe impulsionará para o caminho da sua evolução. Muitas vezes esses defeitos são tão disfarçados e você nem percebe a existência deles, com isso eles passam a ser uma espécie de sabotadores, que te travam diante das possibilidades e potencialidades que estão ao seu dispor. Pare e analise: quais dificuldades aparecem e você observa que fazem parte do seu cotidiano? Pode ser uma dificuldade de acordar cedo; uma timidez que te impede de agir, falar ou se colocar diante das outras pessoas. É importante salientar que suas dificuldades não são seus defeitos, no entanto devem ser igualmente trabalhadas.

5. O que você deseja da sua vida profissional?

Você quer um salário bom? Ou um emprego que lhe dê a oportunidade de viajar sempre sem rotina estabelecida? Prefere ser um executivo com um cargo mais elevado ou pretende gerenciar uma pequena equipe? Você observa ser importante estar em um lugar que permite que você tenha tempo para família e amigos? Você deseja trabalhar todos os dias? Pretende a oportunidade de ter um cargo melhor? Deseja ganhar mais para obter sua casa própria? Ou pretende só obter mais conhecimento? Ao pensar nisso, é preciso avaliar se o local que você faz parte proporcionará o que você deseja? Se sim, então comece estipulando metas que irão te ajudar a chegar onde deseja. Se a resposta for não, será que não seria a hora de trabalhar em outro lugar?

Com isso, é importante lembrar que a autoavaliação é algo que vai mostrar o estágio que você está em sua vida, dando a oportunidade de se conhecer melhor além de estabelecer onde se deseja chegar. O primeiro passo para mudar é reconhecer o que precisa ser mudado, então se jogue na sua autoavaliação e permita que a sua vida se manifeste de forma mais equilibrada, independente e satisfeita em todos os setores.

Leave a Comment