Reciclagem profissional: por que você deve apostar nisso?

Quem quer crescer na carreira não pode ficar estagnado. Seja qual for a área do conhecimento, a atualização de habilidades práticas ou tecnologias é constante, por isso a reciclagem profissional é tão necessária atualmente.

As empresas precisam sobreviver em um cenário globalizado e competitivo, desse modo, buscam colaboradores com um diferencial. Por isso, sai na frente quem incrementa o currículo com cursos de aprimoramento — como especialização ou MBA.

Acompanhe este post e veja por que a reciclagem profissional torna-se uma vantagem competitiva para quem quer entrar e se manter no mercado de trabalho ou ainda almeja alcançar posições mais altas!

Maior chance de empregabilidade

Não é segredo para ninguém que a competição por uma vaga de emprego é bem acirrada. Entre a quantidade enorme de currículos que os gestores precisam avaliar serão selecionados aqueles com “um algo a mais”, certo?

Dessa maneira, o candidato deve buscar meios de se destacar, mostrando que está acima da média e, por isso, é a pessoa ideal para aquele cargo. Isso é possível com a reciclagem profissional. Afinal, você deve ter as competências que as empresas precisam para melhorar seus resultados.

Os profissionais que estão abertos para o conhecimento — realizam cursos de atualização, acompanham sites e revistas especializados ou ainda participam de eventos específicos de sua área do conhecimento, por exemplo — são mais valorizados, ou seja, suas chances de contratação aumentam nesse mercado tão competitivo e dinâmico.

Possibilidade de promoção

Se a reciclagem profissional garante um diferencial competitivo numa disputa por vaga de trabalho, é fundamental também para quem quer se manter no emprego ou subir de cargo.

Estar atualizado com a realização constante de cursos tem reflexo direto sobre o desempenho do colaborador, pois ele passa a ter um papel de destaque no ambiente organizacional, contribuindo, por exemplo, com novas estratégias de negócio ou ideias inovadoras nos projetos.

Desempenhar novas habilidades é algo bem-visto pelos superiores, o que pode render uma promoção, principalmente para cargos de liderança e gestão. Isso porque essa busca por conhecimento mostra que ele se preocupa com os resultados da empresa — ao contrário daquele funcionário que fica acomodado, ou seja, para no tempo e não consegue agregar valor para a organização.

Aumento de renda

Portanto, o profissional que acompanha as últimas tendências de seu setor possui mais chances de melhorar sua posição na empresa e, consequentemente, de ter um aumento de salário. Assim, quem deseja ter uma trajetória de sucesso deve incluir a reciclagem profissional em seu plano de carreira.

Oportunidade de recolocação profissional

Pesquisar o que há de novo no mercado pode também ser decisivo para quem precisa de uma recolocação profissional. Possuir o conhecimento e habilidades de um segmento que está em alta ajudará o profissional a atuar em um novo ramo.

Então, se você não consegue arrumar emprego ou está descontente com a função que executa e com o salário que recebe, talvez seja o momento de pensar na reciclagem profissional e buscar um novo nicho de atuação para mudar de carreira.

As possibilidades de cursos de pós-graduação lato sensu podem ajudar nesse sentido:

  • com a especialização, o aluno adquire conhecimentos teóricos e práticos de uma determinada área, o que impacta positivamente no currículo;

  • com o MBA (Master in Business Administration), profissionais de diferentes campos de atuação ficam preparados para assumir cargos de liderança e gestão.

É importante salientar também que esses cursos fazem a diferença para profissionais que querem empreender, ou seja, sonham em ter um negócio próprio.

Motivação no trabalho

A rotina de acordar, ir para a empresa, realizar sua função, voltar para a casa e se preparar para o dia seguinte vai desanimando o colaborador ao longo do tempo. Para quebrar esse ciclo, a dica é buscar capacitação para fazer a diferença para a empresa.

Quando você tem algo novo a oferecer passa a ser reconhecido por seus superiores e colegas, o que traz motivação para o trabalho. O profissional consegue realizar suas atividades com mais entusiasmo, o que pode até mesmo incentivar toda a equipe.

Isso tem reflexo também em sua qualidade de vida, pois ele vai trabalhar mais feliz, já que enxerga um sentido nas atividades que desempenha e sabe de sua importância para o sucesso da organização.

Networking

A atualização profissional é uma chance também para você ampliar a sua rede de contatos ou networking. Isso porque, ao realizar um curso de pós-graduação, o aluno se aproxima de professores e colegas que estão no mercado de trabalho, muitas vezes na sua área de interesse.

Esse tipo de contato pode render indicações para vagas de emprego, parcerias para o desenvolvimento de projetos e também troca de conhecimento e experiência — fundamental para quem quer acompanhar as últimas tendências de seu campo de atuação.

Por isso, considere o investimento nesse tipo de curso para a sua carreira. Será uma oportunidade para você conhecer pessoas que podem ser importantes para sua ascensão profissional.

Desenvolvimento pessoal

O profissional pode se reciclar também ao realizar cursos que aprimorem suas habilidades pessoais e interpessoais. Realizar treinamentos voltados para a comunicação e relacionamento contam pontos valiosos no seu currículo.

Isso porque o colaborador ideal é aquele com talento técnico, mas que também sabe:

  • trabalhar em equipe;

  • respeitar os colegas;

  • reconhecer o valor do trabalho de cada um;

  • ser resiliente, ou seja, trabalhar sob pressão — como prazos apertados — sem se abater e comprometer seu desempenho;

  • reconhecer seus erros.

Trabalhar as competências pessoais vai melhorar a imagem do profissional dentro da empresa, fator importante para quem almeja um cargo de gestão e coordenação de equipes.

Quem quer estar preparado para as transformações do mercado precisa fazer cursos de reciclagem profissional. Estar atualizado é uma garantia de ter o seu currículo selecionado para uma boa vaga de emprego ou, para quem já está trabalhando, de agregar valor para a empresa e conquistar um cargo mais alto.

Gostou de acompanhar as nossas dicas para alavancar de vez a sua carreira? Fique por dentro de outros conteúdos como este. É só seguir as nossas páginas nas redes sociais — estamos no Facebook, Instagram, Google+, YouTube e Twitter!

 

Leave a Comment