Carreira

4 maneiras de como ganhar dinheiro e ter uma renda extra

O final do mês chega e o salário fixo não é suficiente para pagar todos os boletos. Isso sem mencionar o fato de que ninguém está livre de ter alguma despesa inesperada e urgente.

Independentemente de classe social ou faixa etária, muitas pessoas costumam viver essa situação com frequência. Se esse é o seu caso, há basicamente dois caminhos possíveis: o primeiro consiste na reavaliação de seus hábitos de consumo, para a identificação de gastos supérfluos que podem ser cortados.

O segundo é encontrar maneiras de aumentar a sua renda. Pensando nisso, nós preparamos este guia que ensina como ganhar dinheiro extra. Entusiasmou-se com essa ideia? Veja algumas sugestões a seguir:

1. Explore o seu talento na cozinha ou para as artes

Sua torta de legumes, coxinha ou brigadeiro sempre fez muito sucesso nas reuniões de família? Então, considere a possibilidade de transformar o seu talento na cozinha em fonte de renda: dê a mais pessoas a oportunidade de provar as delícias que você faz.

Para isso, faça um levantamento dos ingredientes e objetos necessários para a produção, como formas. Depois, pesquise o preço médio em que essas guloseimas são comercializadas no mercado e defina a sua margem de lucro.

Visando atrair e fidelizar a clientela, ofereça degustações, atente para a aparência do produto e utilize os princípios do marketing pessoal. Se o retorno for positivo e você se animar levar essa atividade a sério, faça cursos profissionalizantes para aperfeiçoar suas habilidades e incremente o seu cardápio, oferecendo novas opções de sabores.

O mesmo conselho também pode ser seguido por quem é reconhecido por suas habilidades artísticas. Gosta de pintar quadros, é um ótimo desenhista ou faz lindas peças de artesanato? Se os seus amigos sempre elogiaram a sua produção, por que não lucrar com essa atividade?

2. Dê aulas particulares

Se o seu melhor talento na cozinha sempre foi o de provar os pratos preparados pelos outros, considere nossas outras sugestões que ensinam como ganhar dinheiro extra. Você pode explorar outras habilidades nas quais se destaca, como a inteligência ou a desenvoltura para ensinar.

Sempre teve boas notas no colégio ou na faculdade? Considere a possibilidade de dar aulas particulares para os amigos que apresentam dificuldade em assimilar determinado conteúdo.

O ideal é concentrar a sua atuação em uma disciplina específica, seja ela integrante do currículo do Ensino Médio ou Superior. Para ajudar o seu aluno na jornada pelo conhecimento, você pode incentivá-lo a baixar aplicativos para estudos.

Mas essas não são as únicas possibilidades para quem leva jeito para professor. É possível orientar uma pessoa que deseja aprimorar a sua fluência em um segundo idioma, mas não tem tempo ou não se adapta a metodologia de um centro de idiomas tradicional, por exemplo.

A sugestão também pode ser colocada em prática por quem domina algum instrumento musical, como piano, bateria, violão ou guitarra.

3. Cuide ou passeie com pets

Ama animais? A nossa próxima dica é para você! Os pets estão presentes em muitos lares brasileiros, mas a verdade é que, apesar do carinho, muitos tutores não dispõem do tempo necessário para dar aos bichinhos toda a atenção que eles merecem.

Por isso, uma boa oportunidade é se tornar um dog walker, ou passeador de cães. Se você pretende tomar conta de vários animais ao mesmo tempo, o ideal é que participe de um treinamento específico, para não colocar em risco a segurança dos bichos e das pessoas na rua.

Esse segmento também pode ser explorado por quem mora em uma casa grande ou propriedade rural, por exemplo. Que tal transformar o seu espaço em um hotel para pets? Quem nunca conheceu alguém que não tem onde deixar o amigo de quatro patas quando vai viajar?

No entanto, lembre-se de que, ao se propor a tomar conta de um animal, você está assumindo uma grande responsabilidade. Ele tem fome, sede, gosta de brincar e, principalmente, pode estranhar o novo ambiente, demorando algum tempo para se adaptar. Esteja preparado para todas essas situações.

4. Torne-se um freelancer

Dando prosseguimento ao nosso tutorial que ensina a como ganhar dinheiro extra, a nossa próxima dica é tornar-se um freelancer, categoria em que o profissional presta serviço para um ou mais clientes ao mesmo tempo, sem que, no entanto, seja configurado o vínculo empregatício.

A grande vantagem, nesse caso, é que o freelancer dispõe de total liberdade para organizar a sua agenda, aceitando a carga de trabalho que julgar mais conveniente, conforme a sua disponibilidade de tempo e metas financeiras. Sua única obrigação é finalizar a tarefa dentro do prazo combinado e com qualidade.

Esse é um modelo de trabalho adotado com mais frequência por egressos dos cursos de Comunicação —  Jornalismo, Publicidade ou Designer — e Programação, mas isso não significa que as oportunidades estejam restritas somente a essas áreas, por exemplo eu conheço uma pessoa que começou vender forma de gesso 3D e ainda ganha muito dinheiro.

Em muitos casos, pode ser adotado o modelo de trabalho home office, no qual o prestador de serviços pode trabalhar da própria casa, sem ter que comparecer a sede da empresa que o contrata. Basta, para isso, um dispositivo conectado à internet.

A importância de investir em qualificação

Como você já percebeu, são várias as opções para quem deseja garantir uma renda extra. Além das já citadas, você pode se tornar um revendedor de produtos ou comercializar objetos e roupas que você já não usa mais, mas que estejam em perfeito estado de conservação.

Todavia, qualquer que seja a sua opção, é muito importante que você busque se qualificar, para oferecer produtos, serviços ou atendimento de excelência. Nessa direção, a utilização dos princípios de autogerenciamento de carreira pode ser de grande valia.

Lembre-se de que o que começou como uma iniciativa despretensiosa, se for administrada corretamente, pode render excelentes resultados e se transformar em um negócio altamente rentável. Mas, para isso, você precisará ter noções de empreendedorismo, por exemplo.

Segundo essa lógica, se decidir fazer receitas para vender, faça cursos de culinária; para dar aulas, atualize seus conhecimentos continuamente. Já se a sua ideia é cuidar de animais, faça treinamentos específicos para entender o comportamento dos pets.

É conveniente lembrar que, em um mercado cada vez mais concorrido, o conhecimento técnico converte-se em uma importante vantagem competitiva para qualquer profissional. E hoje em dia, com a popularização da internet, retomar os estudos está cada vez mais fácil: é possível fazer um curso de capacitação a distância, por exemplo.

Depois desse guia que ensina como ganhar dinheiro extra, aproveite para conhecer mais alguns benefícios concedidos a quem investe em seu desenvolvimento profissional!

 

 

Leave a Comment