CarreiraDestaques

5 desafios para alcançar o desenvolvimento profissional

Independente do lugar em que você esteja na sua carreira profissional existirão desafios e entraves dentre os quais você precisará saber a melhor forma de lidar. Sendo importante ser observado que esses desafios são normais e podem te ajudar na construção, aprimoramento e evolução profissional, permitindo o seu crescimento individual.

É necessário estarmos preparados para atravessar as adversidades que ocorrem o tempo todo, até porque o que você faz para ganhar dinheiro entra nessa situação. Pensando nisso, separamos 5 desafios comuns que você pode encontrar na sua carreira profissional e algumas formas de transformá-los em progressos:

 

1 – Excesso de trabalho ou horas extras

Ao se sentir sobrecarregado, tente observar e registar quais tarefas estão sendo realizadas todos os dias. Registre o tempo que leva fazendo cada uma delas, e se estão demorando mais do que o esperado.

A partir de um período de 2 a 3 meses, você conseguirá ter uma ideia das atividades exercidas e poderá apresentar essas informações ao gestor do seu setor. Você poderá discutir como o seu trabalho pode ser simplificado, ou como algumas funções podem ser terceirizadas liberando o seu tempo para atividades mais importantes.

2 – Falta de motivação

Muitas vezes a falta de inspiração ou motivação representa uma falta de foco no que você deseja, ou naquilo em que realmente se destaca. Busque passar um tempo se reconectando aos seus objetivos e nas coisas que ama.

3 – Sentir-se preso em uma carreira

As experiências ruins no local de trabalho servem para aprimorar nossas competências, ou seja, quando você perceber que está preso onde está, utilize isso como um degrau para chegar a outro lugar.

Procure se conectar a uma nova carreira, busque mais estudo e outras oportunidades de emprego e qualificação.

4 – Estar em uma carreira fora dos seus sonhos

Ocultar a pessoa que realmente se é, no trabalho ou em qualquer momento da sua vida, não vai fazê-lo feliz.

Ao perceber que está sendo vítima desses fatores, não precisa sair do seu emprego hoje, mas é importante procurar por um novo que irá deixá-lo mais feliz amanhã.

5 – Trabalhar em uma função que não está alinhada aos seus talentos

Muitas pessoas sentem que estão trabalhando em funções que estão em desacordo com o seu real potencial.

Nesse tipo de situação, recomenda-se buscar mudanças, sendo aconselhado marcar uma reunião com seu chefe ou gerente sobre como você pode avançar em sua função, procurando dar destaque às habilidades e interesses que gostaria de desenvolver.

Quando falamos em desenvolvimento profissional e na busca por melhorias diante dos desafios na vida profissional, nos deparamos com as competências técnicas e comportamentais que o mercado de trabalho exige para evoluirmos na carreira, ou para buscarmos um objetivo maior. Com base nisso, precisamos observar as possibilidades que estão alinhadas ao progresso profissional, e isso só se inicia a partir dos estudos, curso superior, capacitações e especializações, como a pós-graduação.

Os cursos de pós-graduação trazem perspectivas diversificadas aos discentes em qualquer área que desejam atuar, além de trazerem um grande destaque para quem deseja melhorar os desafios que povoam a vida profissional. Isso porque, esse cursos de pós-graduação focam nos aspectos que envolvem a atuação do indivíduo no mercado de trabalho sendo um grande atrativo para quem deseja novas oportunidade e se aperfeiçoar na área que deseja.

Veja alguns benefícios ao fazer uma pós-graduação:

 

  • Conhecimento sobre a área de atuação do curso

Normalmente, esses cursos trazem uma especialização bastante específica, o que promove a possibilidade desses profissionais se especializarem em áreas que habitualmente leva anos para profissionais graduados. Isso porque é muito difícil os cursos de graduação oferecerem ensino mais especializado, sendo a pós-graduação uma aliada para quem deseja saber além do que lhe foi ensinado.

  • Networking

Na pós-graduação a possibilidade de você encontrar pessoas com ideias parecidas com a sua é muito maior, do que se compararmos com a graduação, por exemplo. Já que em uma pós as pessoas estão mais maduras e já buscam um seguimento para atuar no mercado. Com isso, fica mais fácil construir e fazer contatos com pessoas que poderão ser seus possíveis empregadores ou seus liderados.

  • Destaque

Ao fazer uma pós-graduação você apresenta para o mercado a sua sede por conhecimento e o desejo de procurar pela sua evolução profissional, destacando-se da maioria dos profissionais.

  • Transição de carreira

Ao fazer uma pós-graduação é possível direcionar o seu conhecimento em seguimentos estratégicos sem a precisão de realizar uma nova graduação desde o início.

Tá vendo aí? Chegou o momento de buscar mais desenvolvimento profissional e se jogar nas oportunidades ao seu dispor. Não deixe pra depois o que você já devia ter feito agora. Invista nos seus sonhos, invista em você!

Leave a Comment