Carreira

Carreira como servidor público: 4 passos para ter sucesso!

Ser bem-sucedido é desafiador em qualquer ambiente, mas, no setor público, pode ser ainda mais. Porém, apesar das dificuldades, isso é possível. Ter sucesso e ser produtivo em sua carreira como servidor público não só vai te tornar mais feliz, mas também ajudará a motivar as pessoas ao seu redor.

Hoje, não medimos mais a prosperidade por seu título no trabalho, o tamanho de sua casa ou a marca de seu carro, mas, sim, temos expressões individualizadas de sucesso, como a realização profissional, que é a principal delas. Os funcionários mais bem-sucedidos tendem a se sentir bem dentro e fora do escritório.

Parte do êxito está em conhecer os seus direitos, ser um membro produtivo da sociedade e superar os desafios do cotidiano. Com a leitura deste post, você vai aprender, em 4 passos, como se destacar na carreira pública para se sentir cada vez mais realizado no trabalho e na vida pessoal. Vamos lá?

1. Conheça os direitos do servidor público

Não dá para ser feliz no trabalho se você não tem conhecimento dos seus direitos. Os empregos, muitas vezes, dão significado às nossas vidas e ocupam a maior parte do nosso tempo.

Por isso, situações desagradáveis, no ambiente de trabalho, como o assédio moral, por exemplo, tendem a nos deixar menos confiantes e a prejudicar o nosso desempenho em muitas áreas que vão além de somente a vida profissional. Mas saiba que você tem o poder de lutar contra isso!

Funcionários públicos possuem vários direitos e deveres previstos pela legislação. Para ser bem-sucedido na profissão, é necessário saber reconhecer cada um deles. Nós já produzimos um e-book gratuito que traz informações sobre esse assunto.

A seguir, vamos revisar os principais benefícios que os funcionários recebem e também uma obrigação fundamental daqueles que optam pela carreira como servidor público.

O servidor tem garantia de ocupação do cargo, ou, em outras palavras, de estabilidade. Isso quer dizer que, quando habilitado em um concurso para cargo permanente (e após três anos de exercício), o funcionário não pode ser demitido sem justa causa. Os artigos 28 e 29 da Lei Estadual nº 6.677/94 (BA) e o artigo 41 da Constituição Federal são claros a esse respeito.

Servidores recebem adicional pela jornada extra, com acréscimo de 50% para cada hora que vá além de sua carga normal de trabalho.

A cada cinco anos de serviço efetivo e ininterrupto, o servidor tem direito ao afastamento remunerado por um período de até três meses, segundo a Lei nº 6.677/94.

É dever do servidor cumprir diariamente a sua carga de trabalho. O comparecimento diário à sua unidade de exercício também obrigatório, conforme estabelecido no artigo 21 da Lei nº 6.677/94.

2. Aumente a sua produtividade no trabalho

Para ser bem-sucedido, um profissional deve conseguir equilibrar a sua vida pública e privada, de modo que nenhuma parte entre em confronto com a outra. Portanto, a produtividade acaba sendo um item fundamental para o sucesso, mesmo no serviço público.

Executar com eficácia e eficiência o seu papel será fundamental para fazer mais no trabalho e ter tempo para se dedicar a outras atividades que você ama. Considere as dicas a seguir se quiser aumentar de verdade a sua produtividade no escritório.

Faça as tarefas mais difíceis primeiro

Todos nós, dentro e fora do serviço público, temos pelo menos uma tarefa em nossa lista de afazeres que vai sempre sendo empurrada para depois, e isso simplesmente porque ela parece horrível. Essa tarefa, entretanto, é a que você deve tentar completar primeiro.

Em vez de esperar até o último minuto para terminar a tão temida atividade, tire-a da sua frente o mais rápido possível. As suas outras tarefas vão parecer muito menos assustadoras, em comparação, e você vai parar de temer a sombra de um trabalho postergado ao longo do dia.

Uma boa estratégia para selecionar as tarefas mais espinhosas com que você terá de lidar no dia seguinte é definindo a sua agenda na noite anterior. Falaremos mais sobre isso no próximo tópico.

Defina a sua agenda com antecedência

Você sabe se planejar? Priorizar as tarefas que mais precisam ser concluídas é uma das principais habilidades das pessoas produtivas. Um método infalível para aprender a lidar com o seu tempo é a criação de listas de tarefas.

Antes de dormir, ou no fim da tarde, elenque os seus principais afazeres para o dia seguinte. Assim, mesmo que você seja interrompido por tarefas inesperadas (ou emergências), saberá exatamente o que precisa ser feito quando retornar à sua mesa. Uma boa agenda diária não só ajudará na manutenção de sua organização e do seu foco, mas também vai te dar satisfação a cada vez que você riscar, da lista de tarefas, os itens já realizados.

Elaborar um cronograma a cada semana ou quinzenalmente — dividindo seus horários de trabalho, estudo e outras atividades diárias — também é útil para organizar sua rotina e se manter em dia com as responsabilidades.

Acompanhe e limite quanto tempo você está gastando em cada uma de suas tarefas

Como você avalia o tempo que gasta para concluir cada atividade? Um funcionário público pode ser muito produtivo, ao contrário do que as pessoas pensam. Basta que ele consiga distribuir o seu tempo com a máxima eficácia.

O normal é que a gente pense que somos muito bons para estimar a passagem de tempo, mas, para descobrir se isso é verdade, você pode precisar de ajuda. Ferramentas e aplicativos como o RescueTime vão medir exatamente quanto tempo você gasta em cada tarefa da sua rotina, e o resultado pode te surpreender.

Se estiver gastando muito mais horas do que o planejado para completar uma atividade, veja se você não está sobrecarregado demais. Muitas vezes, deixamos de dar o nosso melhor no trabalho porque nos comprometemos com mais tarefas do que conseguimos executar.

Faça uma pausa de 5 a 10 minutos sempre que se sentir fatigado

Já que o assunto é exaustão, precisamos falar sobre as pausas periódicas que você deveria fazer para manter o máximo de produtividade possível. Dê uma curta caminhada pelo corredor da repartição, ou pare para tomar uma xícara de café.

Intervalos breves podem aumentar a sua produtividade, já que otimizam o fluxo do sangue pelo corpo e permitem que você retorne ao trabalho com a mente e o corpo descansados. Uma planilha ou um relatório podem consumir a sua energia, portanto, comprometa-se a parar um pouco de vez em quando.

Não seja multitarefa

Talvez você faça intervalos o suficiente para descansar os olhos, mas, ainda assim, sinta-se exausto o tempo todo. Como fazer para aumentar sua produtividade? Tente deixar de ser multitarefa.

Embora fazer várias pequenas coisas simultâneamente esteja em voga, tentar realizar mais de uma atividade de cada vez pode ser prejudicial à sua produtividade. As pessoas que tentam fazer duas ou mais atividades ao mesmo tempo acabam se distraindo, e, assim, a qualidade de trabalho sofre.

Concentre-se em uma tarefa de cada vez, complete-a corretamente e passe para o próximo projeto.

Elimine distrações em potencial

Sabe por que trabalhar em múltiplas tarefas ao mesmo tempo não funciona? Porque estamos constantemente interrompendo um pensamento para começar outro. A mesma coisa acontece quando somos interrompidos pelas várias distrações com que convivemos hoje em dia.

Interrupções são inevitáveis, mas tente minimizá-las na medida do possível. Se há uma porta em seu escritório, procure mantê-la fechada. Assim, você se concentra melhor e consegue ser mais produtivo.

Desative as notificações

Não é só um colega te chamando para tomar um café que pode ser considerado uma distração. Não conseguimos resistir ao fascínio de um e-mail ou uma mensagem de texto, e essas interrupções são tão prejudiciais quanto um telefonema ou alguém entrando em seu escritório.

Durante o expediente, desative as notificações de seu celular e crie intervalos programados para verificar seus e-mails e mensagens. Em vez de ler todos os recados conforme chegam à sua caixa de entrada, confira-os em intervalos.

Os alertas constantes surgindo em seu telefone ou desktop tendem a tirar o foco de seu trabalho. Você pode enviar e receber a mesma quantidade de e-mails em muito menos tempo se condensar essa atividade em um período padrão do dia, de manhã ou no fim da tarde, por exemplo.

Imponha prazos a si mesmo (e cumpra-os)

A estabilidade é um dos maiores benefícios da carreira pública, e já falamos sobre ela na sessão que abordou os seus direitos. Entretanto, a estabilidade também pode ser prejudicial para a sua produtividade, caso você não consiga impor prazos a si mesmo e cumprí-los.

Sem um gerente nos cobrando diariamente um relatório, muitos de nós acabamos levando mais tempo em uma tarefa do que o necessário. E tempo é dinheiro, não é mesmo? Faça um orçamento do tempo gasto em cada tarefa antes de começá-la e cumpra prazos mais rápido dessa forma.

Alguns de nós prosperam sob prazos curtos e conseguem, assim, aumentar a sua eficiência. Quem sabe você não é uma dessas pessoas? Hoje, em alguns estados, a promoção, nas carreiras públicas, é atrelada ao mérito, ou seja, à produtividade. Se for assim onde você trabalha, ficar atento ao prazo de suas tarefas fará toda a diferença.

Mantenha seu espaço de trabalho limpo e livre da desordem

Quando você chega ao escritório, depara-se com uma mesa organizada? Se não, saiba que a falta de ordem pode afetar a sua produtividade. Antes de fazer qualquer outra coisa, tome alguns momentos no início de cada dia para organizar e ordenar o seu espaço de trabalho.

Ter um ambiente livre de desordem ajuda você a pensar com mais clareza e a produzir melhores resultados. Limpando e organizando o seu espaço, você aumentará o seu rendimento.

Uma mesa desordenada é sintoma de uma mente desordenada. O tempo que você gasta procurando objetos é certamente maior do que o que você levaria para completar seu trabalho.

Ordene o ambiente ao seu redor e faça disso também um hábito de sua vida virtual. Procure aplicativos que ajudem a categorizar e organizar automaticamente a sua caixa de e-mails e veja a sua produtividade escalar!

Durma bem

Por último, o melhor conselho desta lista. Pode parecer clichê, mas ele se aplica à realidade. Durma bem.

A falta de sono perturbará o seu dia de trabalho. E depois de uma ou duas noites mal dormidas, o cansaço se torna inevitável.

Você não pode operar com o máximo de seu desempenho sem dormir o suficiente todas as noites. Para ser bem-sucedido, descanse.

3. Saiba como se tornar um profissional inovador

Agora que você já sabe tudo sobre como aumentar a sua produtividade, responda rápido. O que soa mais divertido: preencher planilhas com dados por oito horas ou apresentar novas e excitantes ideias? Vamos assumir que você optou pela segunda opção.

A oportunidade de inovar é algo que a maioria de nós gostaria de ter em seu cotidiano. No entanto, muitas vezes, sentimos que não podemos ser mais criativos no trabalho, por fatores que estão além de nosso controle.

É possível ser um funcionário inovador no serviço público? Claro que sim! Existem dicas e truques que você pode adotar para exercitar a sua criatividade e inovação. A seguir, veja 8 ações que você pode fazer no trabalho para ser inovador a cada dia.

Execute brainstormings

Você sabe o que é um brainstorming? Nas profissões criativas, essas são reuniões onde a equipe lança uma grande quantidade de ideias para novas ações sem que nenhuma sugestão seja considerada errada. Faça regularmente encontros dessa natureza com o seu time de trabalho e use diversos grupos de diferentes áreas para incentivar ideias fora da caixa.

Muitas vezes, é mais fácil chegar a novos conceitos quando mais pessoas pensam juntas. Ao discutir, os colegas podem contribuir com as ideias dos demais e se inspirar em algo que os outros profissionais têm a dizer.

Procure colaborar com seus pares

Como dissemos anteriormente, uma ótima maneira de se chegar a novas ideias é interagindo com outras pessoas. Por isso, trabalhar com diversos departamentos pode levar a soluções que você nem se imaginava capaz de conceber.

Escolha um parceiro com uma filosofia semelhante e habilidades diferentes e trabalhe colaborativamente com ele.

Adapte um velho processo a um novo uso

Boas ideias surgem de onde menos esperamos. Sua repartição provavelmente tem algum processo que, segundo seus colegas, “sempre foi assim”. Talvez porque ele seja muito eficiente ou o caminho mais fácil para chegar a resultados.

Tente adaptar esse processo a um novo uso e veja se ele não pode ser aplicado a outros problemas que você encontra na repartição. Essa é uma maneira simples de aumentar a produtividade dos membros de uma equipe sem precisar mudar toda a cultura de um ambiente de trabalho.

Cultive novas ideias

Talvez um velho processo não funcione para uma nova demanda, mas incentivar os funcionários a continuarem a olhar com novos olhos para o modo como abordam seu trabalho sempre funciona. Pergunte se as pessoas consideram formas alternativas de trabalhar e que tipo de metas poderiam ser alcançadas fazendo as coisas de maneira diferente.

Quando novas ideias são incentivadas e experimentadas, você já está trabalhando com inovação, mesmo que não perceba. Compare os resultados com os obtidos anteriormente e mostre a seus superiores que dá para fazer as coisas de um jeito novo.

Desenvolva um programa de tutoria

Programas de tutoria são excelentes incentivos mesmo no funcionalismo público. Criar um sistema que incentiva novos funcionários a desenvolver suas habilidades com auxílio da experiência dos membros mais antigos da equipe é uma ótima forma de fortalecer a troca de ideias.

Você pode desenvolver um sistema de mentores com novos concursados e passar parte da sua experiência para quem acabou de chegar. Esse tipo de inovação fará com que você se sinta muito mais bem-sucedido.

Envolva seus colegas de trabalho

Inovação é algo que não podemos fazer sozinhos. Se as pessoas não estão se sentindo conectadas à repartição, há pouco incentivo para que sejam inovadoras.

Certifique-se de que seus colegas de trabalho estão atualizados sobre as estratégias e desafios que o departamento enfrenta e tente incluí-los na tomada de decisões. A sua participação, quando bem recebida, vai alimentar um ciclo de boas ideias.

Seja flexível

E para que o ciclo de boas ideias funcione, você precisará ser flexível. Ter uma mentalidade aberta e capaz de aceitar a mudança é fundamental para permitir que a inovação seja implementada em seu ambiente de trabalho.

Aja para que os membros de sua equipe estejam dispostos a se adaptar a diferentes circunstâncias e não tenham medo de abraçar novas metodologias.

Nunca perca a curiosidade

Se quiser se manter realmente inovador, nunca pare de querer descobrir mais sobre diferentes aspectos de seu trabalho. A razão pela qual as coisas são feitas de uma certa maneira é tão importante para o entendimento das tarefas quanto o próprio modo. Uma vez que você deixar de ser curioso, não será mais capaz de chegar a formas engenhosas de melhorar processos e produtos. Portanto, continue fazendo as perguntas certas.

Só porque algo foi feito de uma certa maneira por um longo tempo, isso não significa que deva continuar assim. Esteja disposto a questionar e redesenhar velhos hábitos e não sinta que deve somente seguir os outros. Assuma alguns riscos pela chance de inovar.

4. Invista na sua qualificação profissional

Já que você conhece seus direitos, sabe o que fazer para se tornar um servidor público mais bem-sucedido e conhece os princípios para inovar no ambiente de trabalho, responda agora à seguinte pergunta: “de todos os investimentos por aí, qual tem o melhor retorno?”.

Se respondeu qualificação profissional, você está no caminho certo. O melhor investimento que pode fazer é em você mesmo. E ele é tão vantajoso para funcionários da iniciativa privada quanto da gestão pública.

O banco pode tomar o seu carro se você deixar de fazer pagamentos, mas jamais poderá tirar o seu conhecimento ou a sua capacidade de aprender coisas novas. Ao avaliar onde investir tempo, dinheiro e energia, procure gastar com a única coisa que ninguém pode tirar de você: conhecimento e capacitação.

A educação continuada resulta em maiores ganhos? Na maioria das vezes, sim. O tempo e o dinheiro investidos em sua educação se traduzem em um maior salário para você, mesmo no serviço público.

Geralmente, posições de gerenciamento e supervisão requerem habilidades especializadas. Desenvolvê-las ajudará você a subir em sua carreira. Cursos são uma excelente oportunidade de desenvolver aspectos de comunicação, resolução de problemas e pensamento crítico e fazem toda a diferença no seu sucesso.

Além de resultarem no aumento do salário, treinamento e capacitação contínuas servem como poder de barganha. Gerentes de contratação oferecem salários mais elevados e melhores oportunidades para aqueles que comprovam um nível de escolaridade mais alto. Se não estiver satisfeito no serviço público, no futuro, você poderá usar as suas credenciais para encontrar uma oportunidade ainda melhor.

A obtenção de um grau, em qualquer campo, é muitas vezes considerada como um rito de passagem. Um sinal de compromisso ou de interesse no autoaperfeiçoamento e na vontade de levar a sua educação e as suas habilidades a outros patamares.

Alguns estudantes se preocupam que um novo diploma possa limitar as suas oportunidades em vez de expandi-las. Isso não poderia estar mais distante da realidade.

Empregadores procuram, nos currículos, sinais de que os profissionais estão dispostos a investir em si, têm capacidade de passar por processos complexos até a sua conclusão e sabem empregar pensamento crítico, leitura e escrita em níveis profissionais. Esses fatores são autoevidentes na conquista de uma pós-graduação.

É muito bom investir na própria qualificação. Além dos benefícios citados acima, ao investir em sua educação, você ganha não apenas a oportunidade de melhores vencimentos, mas também uma carteira diversificada de habilidades que hão de beneficiá-lo pelo resto da vida.

Para se realizar na carreira de servidor público, portanto, você vai precisar de dedicação e muito conhecimento. Investir em sua capacitação deverá ser uma constante, quer decida continuar na carreira pública, quer tente ser bem-sucedido em outros mercados.

Esta leitura foi útil para você? Para saber ainda mais sobre como se preparar para os desafios profissionais — e se destacar de verdade — assine nossa newsletter e receba todas as atualizações em seu e-mail.

Leave a Comment