Carreira

Como mudar de área sem fazer outra faculdade?

Escolher um curso superior ou planejar uma carreira ainda no começo da juventude não é uma tarefa fácil. Afinal, as opções são inúmeras, e ainda temos uma vida inteira pela frente.

É perfeitamente possível (e normal) que depois de anos na faculdade alguém perceba que não se identifica verdadeiramente com a área que escolheu, ou mesmo que não veja possibilidades de satisfação profissional e pessoal na carreira. E aí surge uma questão incômoda: como mudar de área?

Fazer outra faculdade nem sempre é uma opção — seja por falta de tempo para dedicar mais quatro ou cinco anos a outro curso, por necessidade de se inserir logo no mercado de trabalho, ou por diversos outros motivos pessoais. Mas, se o desejo de mudar é cada vez mais forte, o que fazer para não permanecer em uma carreira insatisfatória? Quais são as opções?

Mudar de área sem fazer outra faculdade é possível, sim. Para demonstrar, listamos 5 alternativas para quem quer começar uma nova carreira já, confira!

1. Invista em um curso de pós-graduação

Muitas pessoas pensam que só é possível fazer uma pós-graduação na mesma área em que fez o curso superior, ou em alguma área complementar. Felizmente, isso não passa de um grande equívoco.

Depois de concluir uma graduação, você está apto a ingressar em qualquer curso de pós-graduação que seja de seu interesse, só precisa se inscrever e, em alguns casos, ser aceito pela faculdade — os critérios de seleção para pós-graduação são livres, determinados pelas próprias instituições de ensino.

Essa dica só não vale se você é formado em Direito e quer atuar como nutricionista, por exemplo. Nesse caso, trata-se de uma profissão regulamentada e com registro de classe, como é o caso das Engenharias, da Medicina e da própria área de Direito, e para exercê-la é necessária a graduação no curso específico.

No entanto, se você quer trabalhar com pesquisa, ou pretende tornar-se um administrador, por exemplo, sua área de formação inicial não importa tanto, e a pós-graduação é uma das melhores opções para mudar de área.

2. Procure áreas que não exigem um diploma específico

O Brasil tem muitas profissões não regulamentadas, ou seja, que não exigem diploma de nível superior. Em algumas, como o Jornalismo, por exemplo, o profissional pode obter um registro de classe depois de alguns anos de experiência, ainda que não seja formado.

Existem ainda áreas que são híbridas, que não estão totalmente ligadas a um único curso, e que aceitam profissionais com várias graduações diferentes. Às vezes nem se especificam os cursos, bastando apenas ter formação de nível superior.

Os concursos públicos também entram nessa opção — para muitos cargos, como é preciso passar por uma prova que já cobra os conhecimentos específicos necessários, não se exige que o candidato tenha determinado diploma.

Esse é o caso do Concurso de Acesso à Carreira Diplomática, por exemplo: podem participar candidatos de qualquer área, desde que tenham nível superior. A formação específica na área acontece depois da aprovação nas provas, o que faz com que todos os selecionados fiquem com um nível de conhecimento nivelado, mesmo vindo de áreas diferentes.

3. Faça cursos de curta duração

Eles são uma ótima opção, principalmente se você quer conhecer novas áreas. Cursos de curta duração são uma forma de se aprofundar em determinados assuntos ou mesmo começar a entender de um tema novo.

Eles são rápidos, e facilmente conciliáveis com uma rotina de trabalho — o que é uma boa vantagem se você quer mudar de área, mas não pode parar de trabalhar.

Essa dica é boa principalmente para quem quer começar uma nova carreira, mas ainda não tem certeza da área que quer seguir. Faça vários cursos, conheça áreas diferentes e descubra qual é a que realmente interessa, antes de investir de vez na mudança.

4. Explore as possibilidades do seu curso

Uma coisa que muitas pessoas não percebem é que, para mudar de carreira, não é preciso necessariamente abandonar sua área de formação. Algumas graduações são tão amplas nas suas possibilidades de atuação que é perfeitamente possível que duas pessoas com o mesmo curso trabalhem em áreas completamente diferentes.

É o caso do curso de Administração, por exemplo: as possibilidades de atuação são inúmeras. O profissional pode trabalhar com Recursos Humanos, Marketing, Finanças, entre diversas outras áreas.

Nem todos os cursos são tão amplos, mas pode ter certeza de que sempre existe mais de uma alternativa de carreira. Procure conhecer bem a área que escolheu, explorando todas as possibilidades que ela traz.

5. Procure programas de trainee

Geralmente, ao entrar em um programa de trainee, o participante passa por um treinamento geral na empresa e depois vai para treinamentos específicos em diferentes áreas.

Alguns programas já são focados em um setor específico, por exemplo, o Marketing, mas grande parte deles permite que o candidato transite pela empresa e só depois do fim do processo é que a área de alocação é decidida.

Justamente por isso os processos não costumam exigir um único curso de graduação. Alguns delimitam uma lista com alguns cursos, dependendo das necessidades da empresa, e outros consideram certas formações específicas como diferenciais para o candidato, mas não como pré-requisito.

Como você pode perceber, as possibilidades são muitas, e existem diferentes opções dependendo de qual é a sua situação. Em todos os casos, o mais importante é ter calma e cuidado na hora de adotar a estratégia.

Agora você já sabe como mudar de área sem necessariamente investir em uma nova graduação. No entanto, nada impede também que, mesmo gostando da sua área de formação e da carreira que escolheu, você pense em investir em uma pós-graduação ou especialização para conhecer uma nova área. O mercado de trabalho é amplo e está cada vez mais aberto a profissionais com formação ampla e multidisciplinar.

E aí, gostou das nossas dicas? Quer saber mais sobre as possibilidades de pós-graduação que podem ajudar a mudar de carreira com sucesso? Não espere mais, entre em contato com o Instituto Pró Saber agora mesmo e tire todas as suas dúvidas!

 

Leave a Comment