Cronograma de estudos: saiba como criar em um curso a distância

Os cursos a distância vieram para ficar e têm facilitado bastante a vida de quem precisa conciliar trabalho e estudos. No entanto, como essa modalidade oferece o diferencial da flexibilidade — possibilitando que você siga seu próprio ritmo de aprendizagem — é fundamental criar um cronograma de estudos para não se perder nos conteúdos e evitar que as tarefas se acumulem.

Se você quer aprender a montar um cronograma eficiente para se sair bem no ensino a distância (EAD), continue a leitura e siga nossas dicas!

Como montar um cronograma de estudos para EAD?

Ao organizar sua rotina por meio de um cronograma, você terá mais disciplina e determinação para alcançar seus objetivos e ainda poderá melhorar sua gestão de tempo. Assim, você diminui as chances de se sobrecarregar e aumenta o seu desempenho.

Veja como montar um cronograma campeão:

Monte uma tabela

O primeiro passo é montar uma tabela. Pode ser em uma folha de papel, em uma planilha do Excel ou em uma planilha pronta que se pode encontrar facilmente na internet — você escolhe!

Coloque os dias da semana, divida-os em turnos e preencha os horários em que você já desempenha alguma atividade, como o período de trabalho. A partir dos horários vagos, você poderá visualizar como será a sua rotina de estudos e baseá-la na grade de disciplinas do curso.

Escreva as matérias que você deverá estudar, o prazo de entrega de tarefas e trabalhos, além dos dias de prova. Na verdade, quanto mais detalhada for a tabela, mais fácil será a organização do seu tempo.

Defina seus horários de estudos

Em qual turno do dia você rende mais? Essa é a pergunta chave! Decida em qual horário você se sente mais produtivo e estipule uma quantidade diária de horas dedicadas ao estudo.

Lembre-se de reservar um tempo maior para se dedicar aos conteúdos em que você tem mais dificuldade. Você pode, por exemplo, definir padrões para cada matéria: “na matéria X, tenho um nível médio de dificuldade. Já na matéria Y, tenho um nível mínimo.”

Neste momento, você também precisa levar em consideração seus outros compromissos — e não falamos apenas de trabalho, já que os horários em que você se dedica à sua vida profissional já estarão preenchidos. Afinal, você tem uma vida pessoal que também precisa ser mantida, certo?

Trace objetivos

Outro ponto muito importante em um cronograma de estudos é traçar objetivos claros. “Estudar matéria X” é um exemplo de objetivo vago e que só fará você perder tempo. Em vez disso, opte por: “concluir três videoaulas do módulo X e realizar testes sobre o conteúdo Y”.

Dessa forma, você vai direto ao ponto no que precisa ser feito e terá um maior aproveitamento em cada módulo.

Inclua pausas para o descanso

Uma coisa é certa: após algumas horas de estudo, chega um momento em que nosso cérebro começa a ter dificuldades de assimilar o conteúdo. Cuidado para não perder os prazos de atividades e não cumprir seus objetivos devido ao esgotamento!

Por esse motivo, no cronograma, estabeleça, pelo menos, 15 minutos de descanso a cada 2 ou 3 horas de estudos. Assim, quando você sentir que já não está mais rendendo, poderá fazer pausas.

Mas não use esse tempo para ficar no computador navegando na internet. Tente se distrair, faça um lanche, medite para livrar um pouco sua mente de tantas informações. Depois disso, retorne ao que estava fazendo.

Outra opção é fazer alongamentos. Afinal, você terá passado muito tempo sentado em frente ao computador, deixando os músculos tensionados e prejudicando a circulação. Alongar os braços, pernas, pescoço e coluna ajudará a estimular o fluxo sanguíneo e deixará seu corpo mais desperto.

Renove o cronograma

Não se esqueça de que é importante renovar o cronograma — semanalmente ou quinzenalmente, de acordo com as suas necessidades — para que os estudos não fiquem repetitivos. Além disso, novas demandas surgirão e você precisará modificar o cronograma de estudos.

Se notar que não tem conseguido acompanhar o fluxo de estudos programado, redistribua os horários dedicados a cada atividade até encontrar o seu ritmo ideal.

Como colocar o cronograma em prática?

Agora que você já se organizou e sabe o que precisa estudar em cada dia e horário, confira algumas dicas e transforme o que foi planejado em rotina:

Escolha um ambiente propício ao estudo

O ambiente influencia — e muito — na concentração e produtividade. É mais difícil manter o foco estudando na sala, enquanto seus familiares conversam, ou estudar na sua cama, já que, provavelmente, você vai acabar pegando no sono. Por isso, é essencial manter um local apenas para os estudos.

O local escolhido deve ser silencioso, onde você não esteja suscetível a interrupções. Se você for estudar no seu quarto, por exemplo, certifique-se de que ninguém entrará enquanto isso. Além disso, o ambiente deve estar sempre organizado e com todo o material ao seu alcance. Assim, você não precisa perder tempo procurando por livros e apostilas pela casa.

A iluminação também deve ser um ponto a se pensar, isso porque ela também influencia no seu rendimento. Quanto menos iluminado for o ambiente, mais o seu corpo precisará trabalhar para manter a concentração. Então, não se esqueça de caprichar na iluminação e optar por lâmpadas que não agridem tanto os olhos.

Encontre a sua própria maneira de estudar

É fato que cada estudante aprende de uma forma. Algumas pessoas assimilam melhor o conteúdo pela leitura, enquanto outras preferem ouvir, fazer anotações, resumos, mapas mentais, entre outras técnicas de estudo.

Portanto, o ideal é que você identifique o que funciona melhor para você. Isso ajudará no maior aproveitamento dos estudos e na melhora de sua gestão de tempo.

Uma das vantagens do curso a distância é que você pode assistir às videoaulas quantas vezes for preciso. Além disso, você pode pausar os vídeos para anotar algo importante dito pelo professor e enviar suas dúvidas diretamente ao tutor.

Evite distrações

Sabemos que, hoje em dia, é difícil ficar longe de distrações, principalmente devido aos smartphones que ficam ao nosso lado quase 24 horas por dia, não é mesmo? No entanto, é imprescindível manter o foco em cursos a distância. Lembre-se de que o sucesso nos estudos depende só de você.

Portanto, desligue o celular — você não vai perder nada se ficar algumas horinhas sem ver suas notificações das redes sociais — e fique longe da TV e do Netflix! Você pode acabar de assistir ao episódio do seu seriado preferido após se esforçar nos estudos.

Já que você vai estudar pelo computador, feche todas as abas do navegador que não têm relação com os estudos. Caso contrário, você pode perder horas vendo vídeos engraçados no YouTube.

Existem extensões e aplicativos feitos justamente para bloquear esses sites e auxiliar na concentração e produtividade. Se a tentação de procrastinar for grande, invista neles!

Com as nossas dicas de como criar um cronograma de estudos, certamente você terá êxito no curso a distância e aproveitará todos os benefícios dessa modalidade de ensino!

Deseja ter acesso a outros conteúdos como este? Curta a nossa página no Facebook e fique ligado nas novidades

Redator e Jornalista, responsável pela qualidade do conteúdo do Blog do Instituto Pró Saber. Apaixonado por marketing digital, séries, futebol e chocolate.

Share This