CarreiraDestaques

Descubra aqui quais são as vantagens de ser um servidor público

Segundo o Portal do Servidor Público da Bahia, nas disposições constitucionais, servidores públicos são todos aqueles que possuem vínculo de trabalho profissional com órgãos e entidades governamentais, adaptados em cargos e entidades da administração indireta, com vínculo empregatício e mediante remuneração paga pelos cofres públicos.

Conseguir aprovação em um concurso público é o sonho de muitos e com a atual situação do mercado de trabalho, devido à crise financeira, esse sonho se tornou ainda maior. A iniciativa privada, em comparação a pública, oferece incentivos, que despertam interesse, e um dos principais motivos que levam as pessoas a fazerem um concurso público é a estabilidade. Porém, por trás da estabilidade existem outras vantagens.

Ficou curioso em saber as vantagens de um servidor público? Continue lendo esse post.

Confira agora as principais vantagens de ser um servidor público!

Estabilidade

Ao serem contratados, os servidores passam pelo processo de estágio probatório, com o objetivo de aperfeiçoar os requisitos que são necessários para confirmação do cargo no qual fora nomeado. Após essa fase, o servidor não poderá ser demitido sem ser justa causa e, mesmo com a troca de Governo, ele não é afetado em seu cargo.

Ter estabilidade é um modo de proteção para quem é e quem pensa em ser um servidor, principalmente devido a situação atual do país, com a crise financeira.  Além disso, diferente de setores privados, no setor público não há atrasos nos pagamentos, pois são rigorosamente pontuais, algumas vezes são até adiantados.

Renda

Esse fator está ligado à estabilidade, pois, em setores privados, ao passarem por momentos instáveis, o salário tende a sofrer redução. Já no setor público, a diferença da remuneração é um ponto que tem grande estímulo.

Para mais, além do salário, os servidores ainda gozam de outros benefícios que podem fazer seus rendimentos aumentarem. A depender do cargo ou função, são somados alguns adicionais aos pagamentos.

Horário de trabalho flexível

No setor público, a jornada de trabalho, na maior parte dos casos, são 6 horas diárias. É bem menor quando comparada ao setor privado.

Concorrência

Apesar de ser um trabalho com ótimas qualidades, para ser um funcionário público é preciso estudar muito, pois a concorrência é muito grande. Muitos se dedicam exclusivamente aos estudos, às vezes, passam a maioria do dia estudando para as provas, já outros, fazem, inclusive, cursos preparatórios.

Para aqueles que nunca tiveram carteira assinada, não existe o requisito de ter experiência comprovada, isso vale apenas para profissionais da área de Educação, quando houver empate.

Você deve ter percebido que ser um servidor público não é fácil. Além de ter foco total nos estudos para passar nas provas, é necessário continuar estudando e se capacitando para, além do incentivo financeiro, acompanhar as atualizações constantes sofridas pelo mercado envolvendo sua carreira profissional.

Gostou do post? Então, deixe um comentário abaixo com sua opinião.

Share This