É um bom momento para investir nos estudos? Entenda aqui!

Por muito tempo, um diploma de graduação era sinônimo de êxito profissional. Contudo, ao longo dos anos, obter apenas um diploma universitário deixou de ser suficiente. Por isso mesmo, investir nos estudos e no aprendizado contínuo se converteu em algo essencial para se destacar profissionalmente.

Dessa forma, é preciso apostar em cursos diferenciados para se manter atualizado e, além disso, ser competitivo no mercado de trabalho. Com o avanço dos meios virtuais, ingressar em um curso de pós-graduação converteu-se em um meio barato, simples e dinâmico de capacitação profissional.

Mas, como saber se é um bom momento para investir nos estudos? É realmente importante se capacitar profissionalmente? Que tipos de cursos são oferecidos? Qual é o custo-benefício de um curso a distância?

Quer saber as respostas para essas e muitas outras perguntas? Então, continue lendo o post e confira!

Qual é a importância da capacitação profissional?

No mundo dos negócios, a pior coisa que existe é um profissional acomodado. Aquela pessoa que não se preocupa mais em aprender e, em consequência disso, acaba ficando para trás nas dinâmicas do mercado de trabalho.

Você não quer ser esse tipo de profissional, certo? Por isso é tão importante se capacitar constantemente. Com a velocidade das informações, que se atualizam a todo momento, uma simples graduação já não é o bastante.

O mercado de trabalho está muito mais exigente e procura profissionais diferenciados que se adaptam às mudanças. Mas como se diferenciar? A resposta é simples: trabalhando o autodesenvolvimento.

O que é autodesenvolvimento?

Essa é uma das aptidões mais importantes de um profissional que pretende crescer cada vez mais na sua área de atuação. Autodesenvolver-se é estimular o processo contínuo de aprendizagem, analisando o que está sendo produzido, buscando maneiras de melhorar os resultados e se atualizando conforme as necessidades atuais do mercado de trabalho.

Como trabalhar o autodesenvolvimento?

Existe um truque infalível para isso: estudando muito!

Fazer uma boa graduação, para, logo em seguida, ficar estagnado, é negligenciar o seu desenvolvimento profissional. E a consequência disso é uma carreira de insucesso e frustração.

O profissional que quer se diferenciar em meio a tanta concorrência deve gostar de estudar. Afinal, essa é a base não só para adquirir conhecimento, como também para aprimorar a habilidade do autodesenvolvimento.

Essa habilidade pode impedir que você seja deixado para trás ou perca a sua vaga para alguém mais capacitado. Por isso, é indispensável que o profissional atual se capacite, por meio de cursos e workshops, especializando-se e estando sempre atento às atualizações que o cercam.

Como saber qual é a melhor pós-graduação?

Escolher uma boa pós-graduação não é tarefa fácil, visto que não faltam opções para quem quer se especializar. Muitas vezes, no entanto, a variedade e a quantidade de cursos disponíveis confundem o profissional na hora de escolher a alternativa mais adequada.

Os cursos de pós-graduação são divididos em lato sensu (MBA e Especializações) e stricto sensu (Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado). No momento da escolha, é preciso determinar quais são os seus objetivos profissionais. Afinal, não tem nada mais chato do que fazer uma pós-graduação que não vai agregar muita coisa no seu dia a dia de trabalho.

Por exemplo, se você pretende seguir carreira corporativa, o curso mais apropriado é o MBA ou uma especialização, que são mais amplos.

Já para os profissionais que pretendem trabalhar no meio acadêmico, os cursos stricto sensu — como o mestrado e doutorado — são os mais indicados, por terem um aprofundamento maior na pesquisa.

Quais são os benefícios de uma pós-graduação?

Além de enriquecer o seu currículo e equiparar as suas habilidades às exigências do mercado, a pós-graduação vai prepará-lo para o exercício da profissão.

Por meio de conhecimentos teóricos valiosos, o profissional melhorará as suas habilidades interpessoais, aperfeiçoará a comunicação escrita e oral e aprenderá diversas técnicas e estratégias que agregarão valor ao seu dia a dia de trabalho.

Os conhecimentos, técnicas e estratégias que uma pós-graduação oferece formam uma bagagem profissional que poderá alavancar a sua carreira e, inclusive, dar um upgrade no seu salário.

E, para melhorar, atualmente existem várias modalidades de pós-graduação, pensadas especialmente para todos os tipos de profissionais.

Então, se você está na correria, sem tempo para fazer um curso presencial ou uma especialização muito extensa, as instituições de ensino já oferecem diversas opções que cabem na sua rotina, como é o caso dos cursos de ensino a distância (EAD).

Quais são os benefícios de uma pós EAD?

O ensino a distância — ou EAD — é uma modalidade de ensino que cresce a cada dia no Brasil. Isso acontece devido às facilidades que esse tipo de curso oferece.

Além do menor custo-benefício — já que você pode assistir às aulas no conforto da sua casa e não precisa gastar com locomoção —, o curso EAD é mais flexível quanto aos horários, cabendo perfeitamente em qualquer rotina. É a modalidade perfeita para quem trabalha e quer continuar estudando.

Ademais, os cursos EAD também são certificados, não perdendo em nada para a modalidade presencial. Ou seja, não há diferenças na qualidade do ensino e na validade dos diplomas.

E, finalmente, os cursos EAD, por serem virtuais, oferecem plataformas e fóruns online para que os alunos troquem ideias com professores, tutores e colegas. Isso permite que o ensino seja mais dinâmico, eliminando todas as dúvidas que possam surgir durante o aprendizado.

Então, o curso EAD é excelente para aquela pessoa que tem um maior contato com o meio virtual, tem pouco tempo livre e procura um curso que caiba no seu bolso.

Se você quer se destacar no mercado de trabalho e ainda aumentar as suas chances de crescimento profissional, é indispensável investir nos estudos continuados.

Analisar os seus objetivos profissionais, escolher um bom curso, seja presencial ou à distância, e trabalhar o seu autodesenvolvimento são os primeiros passos para alcançar o sucesso que você tanto almeja!

Você curtiu este post sobre pós-graduação? Então, continue a visita em nosso blog e leia o texto “Preparação para o mercado de trabalho: graduação é suficiente?”, e fique ainda mais por dentro do assunto!

Nordestino apaixonado por comunicação, música e dança. Escritor nas horas vagas. Santista declarado, e amante do futebol.

Share This