Carreira

Entenda a importância da atualização profissional na carreira

Você já parou para analisar a realidade atual do mercado de trabalho? Se há alguns anos um diploma da graduação era capaz de garantir uma boa colocação, hoje, apenas os conhecimentos acadêmicos não são mais suficientes. Por isso, a atualização profissional tornou-se indispensável para garantir empregabilidade nesse mercado tão dinâmico, competitivo e, por vezes, saturado.

Embora essa premissa não seja mais uma novidade — principalmente porque estamos vivendo uma era pautada pela transformação digital —, muitos profissionais ainda ficam presos em um casulo e não entendem a real importância de investir no próprio conhecimento.

Com tantas inovações chegando a uma velocidade arrebatadora, as práticas do mercado estão se renovando cada vez mais rápido. Como consequência, profissionais que relegam à segunda instância sua atualização acabam sendo engolidos pela alta demanda de novos conhecimentos.

E há várias maneiras de ampliar sua qualificação. Dos programas de pós-graduação até o networking com profissionais da sua área, você encontra um vasto leque de alternativas para ganhar posições em sua carreira e se destacar perante a concorrência do mercado.

Pensando nisso, neste post reunimos 6 benefícios de se manter atualizado. Ainda, vamos mostrar a você diferentes maneiras de como desenvolver sua capacitação profissional, passada a fase da graduação, e dar um novo rumo à sua carreira. Confira as próximas linhas!

1. Diferencial competitivo

O Brasil está tentando se recuperar de uma das piores crises financeiras da história recente. Embora o mercado esteja otimista e especialistas prevejam a criação de 1 milhão de vagas formais de trabalho, os números ainda são alarmantes. Hoje, são mais de 12 milhões de desempregados no país.

Esses dados reforçam a importância da atualização profissional constante como pré-requisito para um diferencial competitivo. Em meio a uma massa de profissionais disputando um número de vagas inferior à demanda, vencem aqueles que demonstrarem maior aptidão para o trabalho e conhecimentos que agreguem valor ao seu currículo.

Por isso, destacar-se por meio de maior qualificação técnica e teórica é a única alternativa para quem busca sucesso profissional. Parece um clichê, mas a globalização ampliou o acesso à informação e facilitou a vida das pessoas no que se refere à procura de oportunidades de estudo e de emprego. Porém, ao mesmo tempo, também aumentou a oferta de profissionais graduados e, por isso, há uma alta competitividade no mercado.

Se acabou de receber seu diploma da graduação, saiba que um mercado altamente competitivo o espera. Na fila por uma cobiçada vaga de emprego haverá um batalhão de profissionais recém-formados que sabem fazer o mesmo que você. Então, invista em conhecimento para driblar os concorrentes.

Dessa forma, você deve encarar a atualização profissional como parte essencial para sua sobrevivência no mercado. Ter no currículo cursos de especialização e capacitação profissional, até mesmo fora da sua área de formação no ensino superior, deixará você um passo à frente de outros concorrentes a uma vaga de emprego.

Para as empresas, ter profissionais com amplo repertório técnico e intelectual agrega valores para a organização, e esses indivíduos tornam-se ponto de referência em qualidade e inovação. Você não gostaria de ser reconhecido assim?

2. Atuação profissional mais estratégica

A construção de uma carreira de sucesso depende de um plano de metas e objetivos bem estruturados, com prazos estabelecidos para a conclusão de cada etapa. Isso significa definir estratégias para encontrar um emprego que se encaixe naquilo que você designou e encontrar formas de ampliar seu conhecimento na respectiva área.

E nisso entra a atualização profissional como forma de educação continuada. Em outras palavras, um processo que deve ser tão orgânico na sua vida quanto escovar os dentes. Ao incrementar seus conhecimentos, você entra em sintonia com as demandas do mercado e amplia sua capacidade técnica para lidar com questões mais práticas do dia a dia de sua área.

Além disso, a atualização profissional preenche lacunas deixadas pela universidade e afunila conhecimentos. Isso dá aos profissionais uma chance de atuar mais estrategicamente e enfrentar melhor os desafios do mercado.

Graças às tecnologias ao nosso alcance, hoje, existem inúmeras possibilidades de atualização profissional de maneira informal. Mesmo assim, jamais deixe de lado os programas de pós-graduação das universidades. Além de seu conteúdo ser relevante e construído por profissionais altamente especializados, esses cursos possuem a chancela de instituições respeitadas e o reconhecimento do MEC.

As pós-graduações, tanto no nível de especialização (lato sensu) quanto mestrado e doutorado (stricto sensu) são componentes fundamentais de uma formação profissional de excelência. A escolha entre um e outro depende dos seus objetivos.

Se seu objetivo é ter domínio técnico ou obter um conhecimento mais amplo dentro de um segmento de aprendizagem que tenha a ver com sua área de atuação, vale a pena escolher cursos de capacitação profissional ou pós lato sensu. São cursos curtos, com até dois anos de duração e normalmente são voltados ao mercado de trabalho.

Já o mestrado e doutorado destinam-se a pessoas que buscam aprofundamento em um tema específico de sua área. Em ambos os casos, é necessário amplo embasamento teórico e muita pesquisa de campo dentro dos temas escolhidos. Inclusive, os cursos são bem mais longos, podendo levar até cinco anos para serem concluídos. Eles se destinam sobretudo a pesquisadores ou pessoas que desejam atuar no meio acadêmico.

Outro ponto positivo das especializações é que elas ajudam a definir uma linha de atuação mais específica e estratégica. Para quem está no mesmo emprego há algum tempo, além de se modernizar e acrescentar pontos ao currículo, elas também são uma possibilidade de melhorar as avaliações internas e conseguir outros benefícios, como aumentos salariais e respeitabilidade.

Ao escolher programas de pós-graduação ou cursos de capacitação profissional, certifique-se de que os temas a serem desenvolvidos são relevantes para você e aplicáveis ao seu cotidiano. Não adianta investirem algo tão importante se o estudo não vai ser feito com prazer ou não vai acrescentar conhecimentos úteis para a sua vida pessoal e profissional.

Para tanto, a melhor solução é ler bem todas as informações sobre os cursos, suas ementas e conversar com os professores responsáveis. Se for possível, visite as instalações que serão utilizadas nas aulas e obtenha informações detalhadas sobre metodologias de ensino e tecnologias utilizadas (sobretudo para cursos a distância).

3. Capacidade de antecipar demandas e solucionar problemas

Investir em capacitação traz a possibilidade de conhecer novas estratégias e tendências. Isso dá a você a oportunidade de se destacar no mercado, pois as empresas hoje estão em constante mudança e a atualização profissional permite acompanhar essas transformações.

As novas tecnologias não apenas estreitaram as fronteiras como também estão modificando o perfil dos consumidores, profissionais e empresas. Sendo assim, o mercado deparou-se com demandas nunca vistas e as organizações tiveram que encontrar saídas para se manterem competitivas.

Essas mudanças estão exigindo que os profissionais de todas as idades ampliem seus horizontes de forma rápida, a fim de conseguir respostas para suprir essas lacunas e encontrar soluções para os problemas que surgem no dia a dia.

Isso significa que você não deve restringir sua atualização profissional aos cursos de pós-graduação, os quais em geral levam um tempo maior para serem concluídos. Cursos de capacitação profissional de curta duração e a participação em workshops, participação em congressos, seminários, feiras, encontros e palestras também são meios importantes de ter contato com as novidades da sua área.

Além disso, o conhecimento de novas ferramentas para solucionar problemas recorrentes e a capacidade de lidar com as expectativas do cliente e de sua empresa são diferenciais possibilitados pela capacitação e atualização na carreira.

Se seu problema for dinheiro, saiba que existem opções muito interessantes a custo baixo. Atividades EAD, por exemplo, estão valendo muito a pena, pois as plataformas de estudo estão cada vez mais desenvolvidas e integram diferentes canais de comunicação para apresentação do conteúdo ao aluno.

Os cursos EAD de curta duração e os eventos têm a vantagem de que você conhecerá assuntos específicos, de forma objetiva, e estará em contato com as últimas novidades e tendências do mercado num espaço pequeno de tempo. E você se organiza de acordo com sua disponibilidade de tempo e pode estudar onde estiver.

4. Oportunidades de criar ou aumentar o networking

Ganhar visibilidade na profissão também significa estar cercado de pessoas influentes que notam seu trabalho. Para isso, você precisa mostrar-se ao mercado realizando um ótimo networking.

Além de promover a atualização profissional, como citamos no tópico anterior, participar de cursos, eventos, treinamentos e capacitações é uma excelente oportunidade de ser notado por outros profissionais, estabelecendo assim uma rede de relacionamentos que pode abrir portas para sua carreira.

Para quem acabou de se formar e está em busca de um emprego, ter uma rede de contatos bem estabelecida é uma chance de encontrar novas oportunidades profissionais. Para muitas empresas, por exemplo, a indicação ainda é um forte fator de contratação.

Para aqueles que já estão atuando no mercado, esses momentos favorecem intercâmbios interessantes e renovação da lista de contatos profissionais, além possibilitarem novas parcerias e prospecção de clientes.

Por fim, esses encontros são oportunidades de conhecer personalidades do seu segmento profissional e de ouvir o que os evangelistas da sua área estão dizendo sobre as últimas novidades do mercado. E se você puder se aproximar deles, melhor ainda. Por exemplo, seguir essas personalidades nas redes sociais e participar ativamente de grupos de discussão online onde eles estejam presentes pode aumentar ainda mais sua visibilidade perante outros profissionais.

5. Maiores chances de assumir posições de liderança

Profissionais constantemente atualizados, além de garantir sua permanência na empresa, têm condição de aspirar posições mais elevadas, principalmente, em cargos de liderança.

Do ponto de vista da relação com a chefia, profissionais em constante atualização demonstram proatividade e agregam valor para a empresa. Os líderes enxergam que essas pessoas estão interessadas em realizar um trabalho cada vez melhor, e sua postura proativa é item primordial para posições de maior responsabilidade.

Além disso, ao desenvolver uma postura proativa você sinaliza seu espírito empreendedor e o desejo de se tornar um líder no futuro. Dessa forma, terá muito mais chances de ser notado pela chefia e assumir responsabilidades maiores, inclusive melhorando seus argumentos na hora de vender uma ideia de sucesso dentro da empresa.

Afinal de contas, para ser um líder é necessário o desenvolvimento de um conjunto de fatores que parte de um conhecimento profundo sobre sua área de atuação até habilidades de relacionamento interpessoal.

6. Possibilidades de fazer mudanças na carreira

É comum que muitos profissionais recém-graduados fiquem insatisfeitos com a realidade limitada do mercado ou tenham dúvidas sobre a graduação escolhida. Cursos de capacitação podem dar um novo direcionamento para a carreira e trazer a possibilidade de alçar voos maiores sem medo.

Profissionais bem qualificados ampliam sua visão e expectativas sobre sua atuação e, por consequência, também ampliam sua visão empreendedora. Negócios de amplo valor comercial muitas vezes se iniciam de pequenas ideias. As startups, inclusive, são modelos de negócio que estão ganhando enorme expressividade no mercado ao proporem soluções que facilitam o dia a dia das pessoas.

Se você for alguém com uma ideia inovadora e qualificação para colocá-la em prática, suas chances de crescimento na carreira aumentam consideravelmente. Lembre-se de que o empreendedorismo está em alta na atual geração, e organizações de peso já notaram que podem contar com a força de trabalho de jovens empreendedores.

Com isso, você pode se tornar um profissional de vanguarda, agregar seu conhecimento a outras áreas e não se limitar à competitividade dos intermináveis processos seletivos. Além do mais, empreendedores de sucesso não apenas aumentam a própria renda e melhoram sua qualidade de vida, como também criam oportunidades de emprego e mudam a vida de outras pessoas. Pense nisso!

Seja qual for seu objetivo profissional, você deve ter percebido que investir em atualização profissional é o que fará diferença em sua carreira. Não hesite em se aprimorar constantemente. Plante agora a semente do conhecimento para colher os frutos da prosperidade num futuro próximo. O mercado precisa de profissionais arrojados e inovadores.

Consciente de que a atualização profissional é indispensável para sua formação, dê o primeiro passo realizando um curso de pós-graduação lato sensu. Para entender melhor o que isso significa, confira agora as 5 principais diferenças entre pós-graduação e MBA!

Leave a Comment