Estou pronto para uma pós graduação: e agora?

Ter apenas um curso superior não basta para garantir uma boa colocação profissional. No entanto, entre estar ciente dessa realidade e ter possibilidades de dar continuidade aos estudos, em geral, há um caminho a ser percorrido pelo profissional.

Dessa forma, é natural surgir o questionamento: estou pronto para uma pós-graduação?

Ao constatar que chegou o momento de dar mais um passo na vida profissional, é preciso identificar quais são as ações necessárias para iniciar essa nova fase. Esse percurso é fundamental, já que ele direciona toda a organização em prol do alcance dos objetivos almejados.

Assim, este post tem como finalidade indicar os caminhos que devem ser seguidos após a observação de que é a hora certa para dar início a um curso de pós-graduação.

O estabelecimento dessas etapas — e a as respectivas explicações sobre o que fazer em cada uma delas — objetiva auxiliar o futuro pós-graduando em suas atividades. Quer saber quais são elas? Continue a leitura e confira!

Análise da própria carreira

A primeira fase indispensável para começar a pós-graduação é fazer um balanço da própria vida profissional, de modo a analisar a situação atual da carreira, bem como identificar os seus pontos fortes e fracos.

Trata-se de elencar o que se alcançou e o que se deseja alcançar para que haja a preparação necessária.

Isso é importante porque ajuda tanto na autoavaliação do perfil profissional, quanto no seu direcionamento, tendo em vista o que se pretende quanto à inserção no mercado de trabalho.

É fundamental, portanto, considerar os conhecimentos técnicos adquiridos, as habilidades profissionais desenvolvidas e os cargos já ocupados.

A partir dessa análise, é possível perceber o que está faltando e o que deve ser aprimorado para conseguir desenvolver a carreira desejada.

Dessa forma, fica mais fácil iniciar a preparação para alcançá-la — e é justamente aí que se insere a pós-graduação, cujo curso deve ajudar a preencher as lacunas identificadas.

Identificação dos objetivos profissionais

Feito o balanço sobre a atual situação da carreira, é necessário definir os objetivos profissionais — os quais podem ser mais gerais, específicos ou uma combinação entre ambos.

A estipulação das metas certamente estará associada à identificação dos pontos fortes e fracos da trajetória profissional. No entanto, ela vai além disso.

Trata-se de planejar aonde se quer chegar na carreira, sendo que esse percurso depende, em grande medida, da formação acadêmica. A realização de uma pós-graduação auxilia o profissional a construir um currículo compatível com as exigências mercadológicas ligadas aos objetivos preestabelecidos.

Listagem e avaliação de possíveis cursos

Um passo importante para dar início a uma pós-graduação é a definição do curso a ser feito — no que se refere ao formato, modalidade e área específica.

É claro que essa definição está diretamente relacionada às etapas anteriores, mas, aqui devem ser consideradas as preferências pessoais e profissionais, além do perfil acadêmico do futuro estudante.

É preciso, então, que o profissional faça escolhas relativas ao formato — lato sensu ou stricto sensu —, à modalidade — presencial ou a distância — e à área específica do curso, de acordo com as possibilidades de formação existentes.

Esse processo deve ser acompanhado por uma reflexão atenta, levando em conta as demandas do mercado de trabalho.

Depois de avaliar todos esses aspectos para elencar as possibilidades de pós-graduação, é necessário tomar uma decisão.

E essa escolha só pode ser feita após uma avaliação cuidadosa sobre a viabilidade de cada um dos cursos, tendo em vista o perfil pessoal e profissional, os objetivos de carreira e as demandas mercadológicas do segmento de atuação.

Opções de instituições de ensino

Não basta apenas optar pelo curso de pós-graduação. É essencial escolher corretamente a instituição de ensino em que você fará a matrícula. A excelência da faculdade está totalmente relacionada à qualidade da pós-graduação ofertada — sobretudo com relação à infraestrutura, experiência de ensino e corpo docente.

Por isso, depois de definido o curso, é crucial garantir que a instituição seja escolhida a dedo, levando em conta não só o preço, mas, também, a tradição e a qualidade da faculdade.

Essa cautela assegura uma formação que seja adequada aos objetivos profissionais elencados — e conforme as exigências do mercado.

Nesse sentido, é muito importante avaliar a atuação da instituição que oferece a pós-graduação pela qual se optou. Isso pode ser feito levando em consideração a atuação da faculdade — e de seus estudantes — nesse nível de ensino. Vale a pena checar, por exemplo, a satisfação de ex-alunos e, se possível, a taxa de empregabilidade de egressos.

Projeção do curso escolhido sobre a carreira

Tente imaginar a influência que a realização de um curso de pós-graduação terá em sua carreira.

Além de ajudar a manter o foco para concluir os estudos, essa atitude dá prosseguimento ao planejamento de suas futuras atividades de formação acadêmica — que não podem parar!

Por meio desse exercício, é possível identificar qual o alcance e os efeitos da pós-graduação escolhida para os objetivos profissionais traçados.

A partir daí, é possível elaborar planos para a realização de outras capacitações com a finalidade de turbinar cada vez mais o currículo e, consequentemente, ter maiores chances de se destacar no mercado.

Organização da rotina para começar a pós-graduação

Todos esses fatores terão pouca eficácia se não houver a organização da rotina para dar início à pós-graduação. Essa estruturação é importante, pois permite destinar, de modo adequado, o tempo necessário para realizar todas as atividades do curso.

Além disso, organizar as tarefas cotidianas ajuda a manter o equilíbrio necessário entre os afazeres pessoais e profissionais já existentes com os compromissos acadêmicos que serão exigidos ao longo da pós.

Se você respondeu afirmativamente à pergunta “estou pronto para uma pós-graduação?”, e conheceu, neste post, as etapas indispensáveis para dar início a essa nova formação acadêmica, chegou a hora de dar o pontapé inicial para as vitórias em sua carreira. Por isso, não perca tempo e comece agora o seu curso de pós-graduação!

E se um de seus objetivos profissionais é entrar para a Administração Pública, não deixe de conferir nosso e-book 3 passos para aumentar o salário como servidor público!

Share This