o-que-e-preciso-para-gerar-motivacao-no-servico-publico.jpeg

O que é preciso para gerar motivação no serviço público?

O trabalho na área pública é um verdadeiro desafio, não é mesmo? São inúmeras questões, prazos, reuniões e demandas e muitas vezes o colaborador não se sente engajado com suas tarefas.

Apesar da estabilidade e dos benefícios, todo funcionário da Administração Pública precisa de mais fatores para se motivar e enfrentar o dia a dia. A ligação do serviço a atividades burocráticas e o grande volume de tarefas podem ser dificultadores para que você se sinta estimulado em seu emprego.

Mas esses problemas podem ser superados com algumas medidas simples. Ficou interessado em conhecer estratégias para gerar motivação no serviço público? Confira nosso post e saiba mais!

1. Entenda a importância do seu trabalho

O trabalho como servidor público tem um propósito voltado para o coletivo. Seja em um cargo administrativo ou em uma função de atendimento, você está prestando um serviço para a sociedade. Sem as suas atividades, a ordem social seria gravemente afetada.

Lembre-se desses fatores para ter mais motivação no emprego. Afinal, suas tarefas são fundamentais para manter o funcionamento adequado das políticas do Estado. Não importa se a atividade realizada é algo simples, ela contribui para o aparelho estatal funcionar e atender aos interesses da coletividade.

2. Faça uma especialização

Aprimorar os conhecimentos em sua área sempre é uma boa forma de se motivar para o serviço. Ao fazer uma pós-graduação, você tem a oportunidade de aperfeiçoar a sua carreira.

Assim, é possível avançar cada vez mais em seu emprego, tendo mais resultados positivos. Seus conhecimentos vão ficar mais apurados e sua atuação será estratégica para o bom andamento dos processos.

Uma grande oportunidade que surge com a especialização é a promoção para um cargo gerencial. Desempenhar um papel de liderança traz diversas experiências enriquecedoras e que, certamente, vão motivá-lo no dia a dia da profissão. É uma chance única de crescimento tanto pessoal quanto profissional.

3. Realize uma nova graduação

Se você está insatisfeito com a sua área de atuação, mas o cargo público oferece possibilidades de mudança, uma possibilidade é a realização de uma nova graduação. Com um novo diploma, é possível conseguir uma transferência para um setor que esteja mais alinhado aos seus interesses.

Além disso, você estará mais habilitado a ocupar diferentes posições na instituição e ainda terá a experiência do cargo anterior o que significa possuir mais ferramentas e recursos para enfrentar diferentes demandas no novo cargo.

Portanto, uma nova graduação é uma alternativa a ser considerada, pois é uma possibilidade de conseguir transferência para uma área condizente com suas aptidões, além de ser uma chance de se atualizar. Com certeza, você se sentirá mais motivado no seu cotidiano de trabalho.

4. Traga novas ideias para o desempenho do trabalho no dia a dia

Trazer ideias novas para o trabalho é uma ótima maneira de se motivar cada vez mais para as suas atividades e alcançar melhorias nos processos. Por meio dessas ações, você pode se destacar promovendo uma imagem positiva como profissional e, ainda, conhecer diferentes possibilidades, realizar parcerias e ampliar sua rede de contatos.

Você pode, por exemplo, implementar projetos para a reciclagem do papel descartado na organização, sugerir estratégias diferentes para o gerenciamento de documentos e implementar ferramentas inovadoras para a gestão das tarefas.

Assim, toda a equipe se beneficiará com as medidas. Esses fatores trazem mais qualidade de vida no meio laboral e ainda dinamizam o cotidiano, o que contribui para o bem-estar da equipe e para a efetividade dos processos.

5. Invista em um ambiente saudável para ter mais motivação no serviço público

Um bom ambiente na organização é fundamental para ter mais motivação para o dia a dia. Procure avaliar as condições do local de trabalho. Você tem acesso a bons materiais? A disposição das mesas e cadeiras na sala favorece a circulação? As reuniões são realizadas em um espaço que favorece o diálogo?

A realização de mudanças, às vezes, pode ser um pouco complexa. Afinal, a compra de materiais depende de licitações, que podem ser demoradas.

Mas é possível realizar pequenas alterações no ambiente, que já trazem uma melhoria considerável. Apenas modificando a disposição de estantes e armários, por exemplo, obtém-se um aumento de espaço. Pequenas atitudes como essa promovem diversos efeitos positivos no ambiente de trabalho.

6. Procure manter um bom clima organizacional

Um bom clima organizacional é fundamental para que todos possam produzir bem e com qualidade. Conflitos no trabalho são naturais, mas eles devem ser superados. Afinal, estar em um ambiente hostil é um grande fator de desmotivação.

Procure se relacionar bem com seus colegas, demonstrando cordialidade e respeito. Se notar que há desentendimentos na equipe, busque o diálogo e esclareça as questões. Ao trabalhar entre pessoas solidárias e manter um convívio saudável com os colegas, você se sente mais confortável, acolhido e motivado para exercer suas atividades.

7. Se envolva com projetos externos

Projetos externos são uma ótima alternativa para ter mais motivação no trabalho. Por meio deles, é possível empreender sua energia em diferentes contextos, dinamizando as tarefas e se envolvendo com causas que você considera importantes.

Essas medidas são primordiais para despertar o interesse por questões diversas daquelas tratadas normalmente em seu cargo, trazendo novos ares para a rotina.

Com projetos externos, as chances de vivenciar experiências positivas ligadas a atividades do seu campo de aptidões aumentam, gerando bem-estar, motivação e incentivo para enfrentar os desafios do cotidiano.

Ter motivação no serviço público é desafiador, mas, com essas estratégias, é possível. Com a capacitação constante, como uma nova graduação ou especialização, as chances de conseguir uma promoção aumentam. Além disso, você se mantém atualizado em sua área de atuação e traz mais dinamicidade ao trabalho.

Uma pós-graduação traz novas ideias para o seu dia a dia e o motivam a se envolver com projetos externos e mudar a rotina de trabalho. O convívio com os professores e colegas de curso também aumenta as chances de obter um aprendizado rico e motivador com conhecimentos e habilidades interpessoais que podem e devem ser utilizadas na repartição.

Por último, lembre-se sempre de valorizar a realização de suas tarefas, pois elas são fundamentais para a sociedade. E então? Gostou de descobrir estratégias para gerar motivação no serviço público? Aproveite e siga a gente no Facebook, Instagram e no Twitter!

Baiana e jornalista, gosta de escrever, tem verdadeiro fascínio por fotografia e é apaixonada por assessoria digital.
Share This