objetivos-profissionais-como-definir-sendo-um-servidor-publico.jpeg

Objetivos profissionais: como definir sendo um servidor público?

Ter uma carreira como servidor público é o sonho de muitos profissionais. No entanto, quando muito assumem um cargo estável, acabam ficando estagnados. Isso acontece porque o funcionário já não sabe como definir novos objetivos profissionais ou encontrar possibilidades de crescimento na carreira.

E esse problema é mais fácil de ser resolvido do que você pensa. Quer saber como? Continue a leitura!

Qual a importância de definir objetivos profissionais?

Estabilidade é um conceito relativo até mesmo para um servidor público. Mesmo que você tenha chances quase nulas de perder o emprego, é impossível prever o futuro ou saber se você estará satisfeito com essa profissão para o resto da vida.

Todo profissional precisa ter objetivos bem definidos para a carreira. Além de impulsionar o seu crescimento e atuação como servidor público, estabelecer metas e objetivos vão garantir a motivação necessária para ser um profissional de sucesso.

Como criar esses objetivos?

A pergunta que fica, no entanto, é: como criar esses objetivos? Principalmente quando você já tem o trabalho dos sonhos, com o salário e a segurança tão almejados por muitos profissionais.

Para responder a essa pergunta, o melhor caminho é seguir algumas dicas simples, mas que vão fazer a diferença na sua carreira. São elas:

Reavalie a sua vida

Durante a preparação para um concurso, é muito comum se manter focado apenas nos benefícios oferecidos pelo cargo e esquecer de ponderar como será a rotina de trabalho depois da aprovação.

Por isso, é importante fazer uma reavaliação frequente sobre o andamento da sua vida para criar objetivos profissionais.

Anteriormente, seu maior objetivo era ser um servidor público. Agora que conseguiu, onde você deseja chegar? O pensamento tem um poder incrível: manter-se focado em que posição gostaria de estar daqui a alguns anos ajudará a manter a motivação para criar a realidade de vida desejada.

Estabeleça por onde começar

Para estabelecer objetivos profissionais consistentes, avalie os recursos que você tem em mãos: seus pontos fortes, suas limitações e os percalços do ambiente em que você trabalha. Estabeleça por onde começar. Mas, para dar o primeiro passo, é preciso buscar informação.

Imagine que você quer atuar em outro setor do órgão público em que trabalha. Antes de desistir e ficar estagnado, converse com gestores, consulte regulamentos e peça ajuda de outros profissionais para entender se o seu sonho é possível.

Quanto mais familiarizado você estiver com o seu objetivo, mais fácil será para identificar oportunidades e buscar os melhores caminhos.

Alinhe todas as suas metas de vida

Pode não parecer, mas todas as suas metas pessoais e profissionais devem caminhar juntas na mesma direção ou será difícil realizar qualquer uma delas. Imagine que o seu objetivo é se dedicar mais ao trabalho e impulsionar as suas chances de ter um salário maior. No entanto, você também deseja passar mais tempo com a família e amigos.

Diante da sua rotina e ambiente de trabalho, como é possível fazer isso? Ambos os objetivos cabem na sua realidade atual? E se não, quais mudanças devem ser feitas?

Pensar nas barreiras e dificuldades que impedem o alinhamento de suas metas é uma maneira de repensar e melhorar os seus objetivos profissionais — além de entender se os sacrifícios feitos realmente valerão a pena e se manter com os pés no chão.

Busque qualificação

Manter-se atualizado e buscar qualificação é essencial em qualquer estágio da sua carreira e em qualquer cargo que você ocupe, já que — além de melhorar a sua atuação e resultados — uma capacitação também pode trazer novas perspectivas profissionais. Afinal, estabilidade não é sinônimo de acomodação.

Ir para uma sala de aula, para um debate, uma semana pedagógica ou um programa cultural, por exemplo, são ótimas maneiras de buscar inspiração e oportunidades que você sequer tinha imaginado.

Além disso, esses locais trazem a chance de conviver com pessoas e ideias diferentes. O que se mostra uma válvula de escape diante do estresse cotidiano, tão comum no serviço público, além de uma possibilidade de trazer mais leveza e criatividade para a sua rotina.

Invista em desenvolvimento pessoal

Para o servidor público, que já possui um trabalho estável e um salário mensal garantido, é possível se programar com mais facilidade e investir também em cursos e conhecimento que te ajudem a crescer a nível pessoal — como idiomas, tecnologia e informática, redação criativa e design, por exemplo.

Faça a diferença no seu trabalho

Ocupar um cargo público não significa apenas ter um emprego para o resto da vida, mas tentar fazer a diferença e contribuir, de alguma maneira, para a vida de pessoas que dependem da sua atuação.

Criar um ambiente de trabalho saudável, trabalhar bem em equipe e se manter produtivo dará os recursos necessários para crescer na carreira e nutrir a satisfação diária — essencial para alcançar os seus objetivos profissionais.

Crie um bom networking

Para definir e alcançar objetivos você também vai precisar da ajuda de pessoas, pois, nem sempre a resolução de problemas dependerá de você mesmo. Para isso mantenha uma boa rede de contatos, também conhecida como networking, até mesmo no setor público em que você trabalha.

É por intermédio dessas pessoas que você vai encontrar novas oportunidades, desenvolver atividades diferentes e até estabelecer parcerias, se quiser fazer algo complementar ao emprego público, como abrir um negócio, por exemplo.

Tenha um planejamento

Não adianta ter um monte de objetivos profissionais se você não sabe como tirá-los do papel. Toda meta eficiente requer um bom planejamento, com datas e prazos para serem cumpridos.

Para fazê-lo, estabeleça critérios de avaliação, inclua planos B, com outras possibilidades para alcançar o que você deseja, e tenha disciplina para identificar o que pode ser mudado e aprimorado.

Essas mudanças precisam acontecer, principalmente, se o seu objetivo está atrapalhando outros aspectos da sua vida, como a saúde e a convivência social. Todo profissional de sucesso falhou alguma vez em seu percurso, antes de obter êxito.

Mas com um bom planejamento e crença em si mesmo é possível superar barreiras e prosperar.

E você, como define os seus objetivos profissionais? Têm outras dicas para acrescentar a este post? Compartilhe com a gente aqui nos comentários!

Redator e Jornalista, responsável pela qualidade do conteúdo do Blog do Instituto Pró Saber. Apaixonado por marketing digital, séries, futebol e chocolate.
Share This