Passo a passo: saiba o que é preciso para ser promovido no trabalho

Se você está no mesmo emprego há algum tempo, é fácil simplesmente assumir que uma promoção virá como bônus por seu tempo de serviço. Mas você deve fazer mais do que cumprir suas horas de trabalho para avançar para o próximo nível. Mais responsabilidade significa mostrar ativamente, e muitas vezes dizer, a seu chefe que você está pronto para assumir um novo papel. Ser promovido no trabalho é uma experiência diferente para cada um de nós, mas estas dicas podem te ajudar.

Neste passo a passo vamos te ensinar que é possível conquistar aquele cargo gerencial dos sonhos e crescer dentro da empresa em que você trabalha. Dando atenção especial à sua reputação, mostrando que sabe trabalhar em equipe e resolvendo os problemas que ninguém mais é capaz de enfrentar, você pode chegar lá.

1. Desenvolva uma reputação da qual se orgulha

Como mostrar para seu chefe que você está pronto para assumir um cargo gerencial se seus colegas de trabalho discordam? Ganhe reputação por ser confiável, profissional e cooperativo. Procure ser um solucionador de problemas e faça um nome para si mesmo na indústria, escrevendo artigos e falando sobre sua profissão.

Somos ensinados que modéstia é uma virtude, mas é impossível ser promovido se as pessoas ao seu redor não sabem quão bom você é. Se você teve grandes realizações ou criou novos e premiados programas certifique-se de que seu chefe ouviu falar neles. Vender seu peixe é muito importante para ser promovido no trabalho, mas evite exagerar suas conquistas.

Seu chefe provavelmente tem recursos para descobrir o que foi ou não conquista sua. Dê crédito a seus colaboradores sempre que necessário e procure manter um bom relacionamento com a equipe. Isso também é parte de sua reputação.

2. Mostre que sabe trabalhar com os outros

Já que estamos falando de trabalho em equipe e sobre cultivar uma reputação, temos que dedicar um tópico apenas a isso. Provavelmente, boa parte de seu trabalho é realizado como membro de um time e a consequência disso é que acaba sendo imprescindível saber compartilhar sucessos e evitar apontar o dedo para falhas.

Atitude é tudo quando o assunto é mostrar que sabe trabalhar bem com os outros. Você pode ser brilhante naquilo que faz, mas se for alguém difícil de conviver vai acabar reduzindo suas chances de ser promovido no trabalho.

Aprenda a hora certa para liderar e seguir, evite fazer reclamações e seja polido no seu tratamento com os colegas.

3. Desempenhe sua função com excelência

Agora que você desenvolveu uma excelente reputação e mostrou a seus superiores que sabe trabalhar em equipe, é hora de provar que seu trabalho não poderia ser feito por outra pessoa. Nem sempre promoções são baseadas em mérito, entretanto você consegue fazer um caso muito melhor a seu favor mostrando que desempenha seu papel como ninguém.

Quem obtém resultados está sempre na frente. Mostre informações completas a respeito de seus sucessos anteriores e mantenha um registro de tudo que fez de bom. Seja melhorando a linha de fundo da empresa, colocando o negócio (ou seu departamento) sob uma boa luz, ou nos campos da inovação e criatividade quantificar vitórias é importante para que você seja considerado para uma promoção.

Além disso, quando se desempenha uma função com excelência demonstra-se lealdade e compromisso com a organização. Isso só pode lhe ajudar a conquistar a promoção de seus sonhos.

4. Cuide do visual

Um bom funcionário sabe que as aparências importam. Você já deve ter ouvido milhares de vezes que devemos nos vestir para o emprego que queremos e não aquele que ocupamos. Vista-se como seu gestor se veste e ele o verá de maneira diferente.

Ter uma imagem pessoal bem cuidada não é só investir em um bom guarda-roupas. Uma mesa de trabalho desorganizada e atrasos frequentes contribuem para causar a impressão de que você não se importa o bastante. Consiga mostrar para seus chefes que você leva a sério a função atual e eles vão considerá-lo para assumir responsabilidades ainda maiores.

5. Deixe claro que sabe liderar uma equipe para conseguir ser promovido no trabalho

Seu guarda-roupas está impecável, você mostrou que consegue fazer parte de uma equipe de alto impacto e seu chefe já consegue perceber uma mudança completa de atitude. Mas isso não é o bastante para que ele confie em você a responsabilidade de liderar uma equipe. Será preciso antes mostrar que detém essa habilidade.

Deixe claro que você é capaz de liderar um time. Geralmente, promoções significam ser movido para posições gerenciais, que exigem habilidades diferentes de cargos executivos. Portanto, aprenda a comandar uma equipe e não só a fazer parte dela.

Busque qualificações gerenciais para comprovar que você está pronto para esse novo desafio. Gestores são responsáveis pelo bom funcionamento de um negócio e devem ter fortes habilidades organizacionais.

Que tal fazer uma pós-graduação em gestão de projetos ou um MBA em Administração? Mais capacitação é sempre uma boa ideia para quem deseja ser promovido.

6. Busque qualificação de forma constante

Já que estamos falando na necessidade em adquirir capacidades gerenciais para ser promovido no trabalho, não poderíamos deixar de entrar na pauta da qualificação. Uma das melhores maneiras que um profissional encontra para ser promovido no trabalho está exatamente em expandir seus conhecimentos e habilidades em áreas críticas para a organização.

À medida que a tecnologia e outras forças mudam rapidamente, você precisa de um conjunto de habilidades cada vez maior, não só para executar seu trabalho, mas também para permanecer comercializável em sua carreira. Quem investe em cursos profissionalizantes e não deixa de se atualizar com frequência é mais visado em promoções.

7. Ofereça-se para solucionar problemas e seja proativo

Outra das características que podem fazer seu chefe escolher você para uma promoção é a proatividade. Conforme passamos tempo em uma empresa, conhecemos suas necessidades e desafios com maior clareza e podemos perceber áreas do negócio que são negligenciadas quando não deveriam. Se você tiver habilidades-chave para fazer a diferença, escreva uma nova proposta voluntariamente.

Mesmo que a empresa não a coloque em prática, você conseguirá mostrar que tem iniciativa, criatividade e está sempre à procura de estratégias para a geração de valor. Isso vai contar muito pontos da próxima vez que estiverem considerando membros da equipe para uma promoção.

Ofereça-se para ajudar outros departamentos e equipes e solicite mais responsabilidades. Pedir mais trabalho mostra seu interesse e desejo de ajudar a empresa a obter sucesso.

E aí, o que achou desse passo a passo para ser promovido no trabalho? Siga o Instituto Pró Saber nas redes sociais e conheça outros recursos para se destacar no mercado. Estamos no Facebook, Instagram, Youtube, Twitter e Google+!

Nordestino apaixonado por comunicação, música e dança. Escritor nas horas vagas. Santista declarado, e amante do futebol.

Share This