Plano de carreira: um planejamento que garante sucesso na carreira profissional

O plano de carreira funciona com um guia sobre sua vida profissional, levando em consideração o momento em que você está e onde quer chegar. No crescimento pessoal, a profissão tem ação direta, porque, quando já se sabe qual cargo quer alcançar, é mais fácil traçar objetivos complementares como investimento em cursos de capacitação e qualificação profissional.

Ao dar início a sua carreira profissional, é importante fazer um planejamento. Os profissionais que possuem um plano de carreira, ou trabalham em instituições que oferecem esse suporte, ficam mais motivados em desempenharem suas atividades dentro das empresas. Isso reflete na busca por novos desafios.  É interessante saber onde se quer chegar e qual sentido quer dar para sua vida. Se você ainda não tem essa resposta, não terá como fazer o planejamento. O plano de carreira funciona como um autoconhecimento, sendo que ele estabelece quais são os valores essenciais na sua personalidade, determina quais são suas principais habilidades e competências. É importante responder esses questionamentos: Para onde quero ir?, Como chegar? e Para onde estou indo?

Estamos no século XXI, uma era em que se destacar diante de milhões de pessoas se torna peça chave para o sucesso profissional. Em meio a um mercado globalizado e competitivo, as habilidades profissionais e suas qualificações tornarão sendo um pré-requisito para ser bem sucedido na carreira. Antigamente, eram as empresas que geralmente utilizavam um planejamento como uma ferramenta organizacional, hoje em dia, não só as empresas, mas sim todos que buscam êxito pessoal através de um planejamento estratégico pessoal que vem com o intuito de firmar metas e objetivos traçados. O plano de carreira proporciona organizar de maneira eficaz a organização para alcance de todas as metas pensadas no pontapé inicial de sua realização.  

Uma pesquisa feita pela Catho, em parceria com a empresa Etalent, mostra que 73% dos entrevistados com a faixa etária entre 18 a 25 anos acreditam que o planejamento de carreira é algo importante, porém esse processo de planejamento pode levar algum tempo para ser colocado em prática. Não adianta querer montar um plano e não colocar a ideia em prática, por isso, é sempre bom saber onde quer chegar e por quê quer chegar. Traçar metas é essencial nesses momentos, pois quando pensar em desistir, irá lembrar o motivo que o fez começar.

O bom profissional busca, além do plano de carreira, melhorar seu currículo atualizando-se mediante as demandas do mercado de trabalho, participando de palestras, lendo, fazendo cursos e tendo um relacionamento em qualquer ambiente. Planejar é necessário para saber onde se quer chegar, quanto tempo levará para chegar e ter ciência dos projetos e competências que deverão ser desenvolvidos.

Share This