Carreira

Qual a modalidade de ensino ideal para a sua pós-graduação? Saiba mais!

Fazer a escolha pela pós-graduação ideal pode acabar sendo um momento de dúvidas. Afinal, qual a melhor modalidade de ensino? Porém, esse questionamento é completamente normal, porque é o futuro de sua carreira que está sendo avaliado.

Na hora da incerteza, o passo número 1 é buscar informações. Dessa forma, uma sugestão é procurar dicas em blogs, sites e com pessoas que já trilharam esse caminho. Ou seja, exatamente o que está fazendo agora.

Para ajudar você nessa busca, no post de hoje, entenda melhor sobre os modelos de pós-graduação e como escolher qual é o mais adequado para o seu momento de vida. Confira!

Qual é a sua motivação?

É fundamental saber qual o seu objetivo com o curso de pós-graduação. Talvez seja estar atualizado após um tempo sem estudar, adquirir mais conhecimentos, atingir o título de especialização em determinada área ou subir de cargo na empresa.

Seja qual for a sua motivação, o importante é ter em mente onde quer chegar com o curso. Sendo assim, entender como a pós-graduação pode ajudar no seu plano de carreira é o que manterá o ânimo nas horas complicadas.

Porém, se o motivo que deseja cursar uma especialização é que não gosta do seu setor de atuação, será necessário pensar um pouco. Não é um bom investimento continuar estudando sobre algo que não traz realização profissional nem pessoal.

Outro motivo para não fazer um curso de educação superior continuada é apenas desejar o título de mestre, doutor ou especialista. Um diploma não adiantará nada sem uma meta específica, como melhorar seu salário ou conseguir um cargo de chefia, por exemplo.

Curso lato sensu ou stricto sensu?

Existem duas modalidades de ensino: lato sensu e stricto sensu e, dentro desses modelos, estão os tipos de pós-graduação existentes.

Lato sensu

Lato sensu significa um curso mais amplo, que tem sua finalidade na atuação do cotidiano profissional. Ele é ideal para ganhar maior bagagem de conhecimento dentro da corporação e almejar cargos mais altos dentro de uma empresa. Nesse modelo de ensino estão:

  • especialização, que confere o título de especialista;

  • MBA, que confere o título de especialista.

Stricto sensu

Stricto sensu faz referência a sentido restrito. Isso porque sua finalidade está na formação acadêmica. É voltado para professores de ensino superior e pesquisadores. Nesse modelo de ensino estão:

  • mestrado acadêmico, que confere o título de mestre;

  • mestrado profissional (também é indicado para carreiras empresariais), que confere o título de mestre;

  • doutorado, que confere o título de doutor.

Escolher por lato sensu ou stricto sensu está relacionado ao seu planejamento de carreira, ou seja, se procura seguir carreira na academia ou em uma empresa.

Uma observação a ser feita é sobre o mestrado profissional. Ainda que seja uma modalidade de ensino stricto sensu, não está restrito somente a carreira acadêmica. Ele proporciona uma base de teoria e métodos científicos que podem ser aplicados no mercado de trabalho. Ao mesmo tempo, esse tipo de curso também abre a possibilidade de acessar o doutorado.

Em que caso escolher cada curso?

Tendo em mente os tipos de pós-graduação: especialização, MBA, mestrado e doutorado, é hora de decidir em que caso escolher cada um.

Especialização

A especialização é indicada para aperfeiçoamento em sua área de atuação. Ela trará novas ferramentas para seu trabalho e ajudará no pensamento crítico sobre o assunto estudado.

MBA

O MBA é a sigla para Master in Business Administration. Porém, ele não está relacionado a mestrado, como sugere. Esse tipo de pós-graduação é uma especialização também, porém mais voltada para a área de negócios e administração.

Mestrado Profissional

Esse curso traz um viés acadêmico, contudo voltado para a atuação em instituições e empresas. Como o nome diz, ele tem a função de melhorar a atuação profissional daqueles que escolhem esse curso.

Mestrado Acadêmico

Quando se deseja a docência do ensino superior ou seguir na carreira de pesquisas acadêmicas, esse modelo é o ideal. Ele tem uma abordagem mais filosófica sobre as áreas de estudo.

Doutorado

Para ser professor em uma universidade pública, é preciso ter o título de doutor. Esse modelo é o aperfeiçoamento do que foi estudado no nível de mestrado. Também é indicado para a carreira acadêmica.

Existem outras modalidades de ensino?

Além desses 4 tipos principais, ainda existem outras 2 modalidades de ensino. Nesse campo, estão os cursos de extensão e também o pós-doutorado. Cada um com sua funcionalidade.

Os cursos de extensão possuem uma duração curta, no máximo de alguns meses. Sua finalidade é aperfeiçoar o conhecimento em alguma área, porém não possuem o peso e nem o título de uma pós-graduação.

Já o “pós-doc” é restrito para os doutores que procuram ampliar ainda mais sua bagagem na área para a qual decidiram voltar suas pesquisas.

Ou seja, o curso de extensão é para melhorar o currículo em todas as áreas de atuação. Enquanto o pós-doutorado é voltado para melhorar o currículo dos professores do curso superior.

Quando optar pela modalidade de ensino EAD?

Diversas instituições educacionais oferecem cursos de pós-graduação a distância. Além da facilidade de estudar quando e onde quiser, esses programas geralmente possuem um valor mais acessível.

A grande vantagem é poder fazer seu horário de estudos. Dessa forma não correrá o risco de entrar em conflito com seu turno de trabalho. Logo, é possível adaptar o curso para depois do expediente ou quando for mais adequado na sua agenda.

O material é disponibilizado em uma plataforma online no ambiente virtual de aprendizagem (AVA). No site, estarão conteúdos multimídia, compostos por vídeos, áudios e textos. Algumas instituições podem apresentar material apenas escrito, por isso lembre-se de conferir com a faculdade e analisar se é o modelo mais fácil para seu aprendizado.

Também é possível contar com tutores que estão online para sanar as dúvidas de cada aluno. O ensino EAD pode contar com aulas ao vivo transmitidas via satélite ou com módulos em que o conteúdo já foi gravado.

Esse modelo é mais adaptável, porém, como não terá a obrigação de comparecer às aulas em um mesmo horário, pedirá mais disciplina e foco para não se deixar levar pelas demandas dentro de casa como: filhos, parceiros, familiares e vizinhos. Ou ainda as tarefas domésticas e as redes sociais.

O que fazer depois de escolher o modelo de pós-graduação?

Depois de escolher a modalidade de ensino mais adequada para você, seja lato sensu ou stricto sensu, e ainda presencial ou EAD, é hora da ação. Se já sabe qual curso é o mais indicado para alavancar sua carreira, basta apenas pesquisar a melhor instituição de ensino.

Lembre-se de fazer uma comparação no mercado, já que uma mesma pós-graduação pode ser ofertada por diversas faculdades. Algumas com preços mais em conta e outras com preços muitos altos. Coloque na balança também a qualidade de ensino, pois não adianta escolher um curso mais acessível se a instituição for mal avaliada, por exemplo.

Quer conhecer o curso ideal para o seu caso? Então, não deixe de entrar em contato conosco. Será um prazer sanar suas dúvidas!

 

Leave a Comment