CarreiraDestaquesEstudos

Quando fazer uma pós-graduação? Entenda aqui!

Para grande parte das pessoas, parece comum a ideia de terminar o ensino médio e fazer um curso superior. Seja por meio de processos seletivos simplificados, os tradicionais vestibulares ou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a entrada em um curso de graduação já significa uma conquista e tanto. Mas e depois? Quando fazer uma pós-graduação? É melhor engatar logo uma pós, assim que sair da faculdade, ou é preciso esperar as demandas da carreira profissional?

Curioso para saber a resposta? O post de hoje responde!

Ter uma graduação é suficiente?

Na maioria dos casos, os bacharelados ou as licenciaturas consomem 4 anos de estudos e frequência às aulas. Às vezes, o curso escolhido exige mais tempo de dedicação; outras vezes, menos, como é o caso das graduações tecnológicas, mas a importância de um diploma reconhecido para atuar em uma carreira é indiscutível.

É comum, no entanto, que em algum ponto da graduação a pessoa descubra que já não é mais suficiente ser apenas graduado. É preciso recorrer ao que se conhece como pós-graduação lato sensu. É aí que começam as dúvidas sobre quando fazer uma, em que instituições, em que áreas e em que condições.

O que é uma pós-graduação?

Os cursos de pós-graduação lato sensu precisam ter cargas horárias superiores a 360 horas, o que significa, em geral, uma duração de cerca de 1 ano ou 1 ano e meio, a depender da estrutura ofertada. Esse tipo de formação também é conhecida como especialização e costuma ser um aprofundamento em algum tema específico da formação de graduação, ou mesmo a mudança de rumos profissionais, quando se procura uma pós-graduação em área diferente daquela em que se graduou.

Por que investir em uma?

Nos dias de hoje, muita gente já sai da graduação pensando na pós. Especializar-se virou necessidade, em um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo. Os objetivos do profissional que se pós-gradua podem estar ligados à necessidade de se manter atualizado e especializado em seu campo de trabalho, destacando-se no mercado, além de almejar melhorias salariais ou cargos mais elevados, seja onde já trabalha ou em outros lugares.

Geralmente, os profissionais que investem em uma pós-graduação têm consciência da competitividade do mercado de trabalho e querem se distinguir de uma massa de pessoas apenas graduadas, com o mesmo nível de conhecimento. Por outro lado, justamente porque estão empregados, têm pouco tempo para se dedicar aos estudos, precisando de uma oferta mais flexível, assim como de suporte e atenção diferenciados.

É aí que entra a credibilidade e flexibilidade de uma instituição onde farão um curso de pós-graduação: ela fará a diferença para agregar solidez e seriedade ao seu currículo!

Quando fazer uma pós?

A pós-graduação é uma necessidade indiscutível para os profissionais graduados nos dias de hoje. A hora de procurar um curso depende muito das ambições profissionais de cada um, assim como das oportunidades que podem se construir durante a carreira. Pode não ser fácil cavar um tempo para se dedicar ao curso, mas ele certamente trará retornos que farão todos os esforços valerem a pena. Quanto mais cedo a formação pós-graduada puder ser feita, melhor! E é importante considerar que, ao longo da vida, vários cursos podem ser feitos. Quer dizer, a educação continuada é um imperativo nos dias de hoje!

Diante de uma oferta cada vez mais variada de cursos de pós, tanto no que diz respeito às áreas do conhecimento quanto às modalidades de ensino (presencial ou a distância), às instituições e aos preços, é preciso pensar em qual é o melhor momento para correr atrás de uma formação especializada. Quando fazer uma pós-graduação, afinal?

Pode ser uma boa já sair da graduação com um curso engatilhado, aproveitando um tempo de estágio ou de serviços iniciais. Quem não tem essa oportunidade, deve estar atento a algum momento da carreira em que se deseje alcançar postos superiores, vagas melhores ou mudanças salariais no plano de carreira. Esse momento nem sempre surgirá como um presente. Provavelmente, será necessário criá-lo, com objetivos claros e esforço dirigido.

No entanto, quanto mais se adia um curso de pós-graduação, mais se perde em termos de crescimento profissional e aprendizagem, além da demora em se tornar um profissional mais competitivo. Cursos de pós-graduação não apenas atualizam e especializam conhecimentos, mas também ajudam na formação de uma networking que pode ser fundamental no presente e no futuro. Muitas pessoas atuantes, com interesses comuns ou correlatos, podem se tornar bons colegas e parceiros, a partir de uma sala de aula, seja ela real ou virtual.

Quais os cursos e critérios de escolha da pós?

Vários elementos entram na equação de quem deseja cursar uma pós-graduação. Além da gestão do tempo, que é um grande desafio para quem trabalha, os custos também podem ser um critério importante. Nem todas as empresas e instituições oferecem apoios financeiros para capacitação. Muitas vezes, é o próprio profissional que deverá arcar com seu crescimento profissional e acadêmico. Cursos com mensalidades mais baixas podem ser um atrativo, desde que sejam sérios e bem estruturados.

Hoje em dia, há cursos de pós-graduação que duram 6 meses, 1 ano, 1 ano e meio, a depender de quantos dias ou horas por semana são exigidos de dedicação do aluno. Cursos presenciais podem oferecer aulas nos finais de semana ou em horários noturnos, facilitando o acesso de quem trabalha em horário comercial. É um grande esforço passar um ano estudando nas horas vagas, mas é também um investimento acertado.

Também há cursos de pós-graduação em modalidades a distância, isto é, oferecidos por meio de plataformas digitais, o que flexibiliza muito os horários de dedicação do aluno. No entanto, é preciso ter muita disciplina e não subestimar a atenção a ser dada à formação!

Enfim, quando fazer uma pós-graduação? Não é assim tão difícil decidir ir adiante. O melhor momento para fazer a sua depende, muitas vezes, do esforço pessoal para a criação de condições que raramente serão ideais. O tempo de só estudar já passou para todos. É hora de correr atrás de competitividade e conhecimento atualizado!

Gostou do post? Quer ficar por dentro das nossas novidades? Comece curtindo nossa página no Facebook e Twitter!

 

Share This