Estudos

Saiba como economizar para pagar uma pós-graduação

Nunca é cedo demais para começar a economizar para pagar uma pós-graduação.

Taxas de matrícula, mensalidades e material didático podem pesar no orçamento caso você não coloque as finanças na ponta do lápis e comece a planejar melhor os seus gastos.

Apesar disso, o investimento em educação é um dos mais importantes que você pode fazer. E hoje vamos dar algumas dicas de como começar a poupar para investir no conhecimento e na formação de seu futuro profissional. Confira!

Aprenda a gerenciar o seu dinheiro

Opte por uma conta corrente sem taxas, por exemplo.

Isso é algo que a maioria dos bancos oferece hoje em dia, desde que você esteja disposto a realizar suas transações no caixa eletrônico ou via internet.

Mas só de conseguir economizar — usando menos folhas de cheque e evitando a todo custo o cheque especial — já é possível desafogar o orçamento.

Para administrar o dinheiro com eficiência, aprenda a usar o aplicativo do banco a seu favor.

Com ele é possível ter maior controle sobre a movimentação e saber quanto dinheiro há na conta. Além disso, prefira fazer compras no débito sem medo de entrar no vermelho.

Se possível, procure também cartões de crédito sem taxas de anuidade e com juros mais enxutos — e mantenha seus pagamentos sempre em dia, para não se endividar.

Venda algumas coisas que não utiliza

Não queremos que você se livre de tudo o que tem, pelo contrário.

Este tópico é para motivá-lo a se livrar daquilo de que não precisa. Tem algum objeto encostado em casa há muito tempo? Todos nós temos.

Seja ele um smartphone antigo que você não usa mais, ou um instrumento musical que você nunca aprendeu a tocar — agora pode ser um bom momento para trocá-lo por dinheiro.

A internet torna bem simples a venda de bens para outras pessoas físicas — e essa pode ser sua oportunidade de começar um pé-de-meia.

Livros, brinquedos de infância e discos são objetos que costumam vender bem nas redes sociais e sites de negócios online.

Organize um pequeno bazar com aqueles itens que não fazem mais parte do seu estilo de vida e comece a economizar para uma pós-graduação.

Use a biblioteca pública a seu favor

Economizar significa fazer alguns sacrifícios, mas eles não precisam pesar na sua vida cultural.

Pensando em comprar um novo livro de que ouviu falar? Verifique antes a disponibilidade na biblioteca pública.

Lá é possível encontrar e alugar DVDs, livros e periódicos gratuitamente.

Além de uma taxa de inscrição, bibliotecas municipais e estaduais cobram apenas pelo atraso em devoluções.

Além disso, outros livros podem ser encontrados em domínio público na internet. Isso significa que eles podem ser baixados gratuitamente e lidos no computador.

A obra de Machado de Assis, por exemplo, está disponível para download junto a outras 123 mil obras.

Crie uma poupança e comece a economizar para pagar uma pós-graduação

Para economizar de verdade você vai ter de separar o dinheiro destinado à sua pós-graduação daquele que utiliza no dia a dia.

Uma ótima forma de fazer isso é através de uma conta poupança — que não exige o pagamento de taxas de abertura.

Toda vez que você ganhar um dinheiro ou sobrar algum extra em seu orçamento, transfira-o para a conta poupança.

Na maioria dos bancos é possível agendar uma transferência automática todos os meses.

Em sua conta poupança será possível acumular um pouco de juros (dinheiro grátis!) a cada mês, deixando o sonho da pós-graduação mais próximo da realidade.

Opte por um diploma de curso a distância

Já pensou em fazer um curso de pós-graduação a distância?

Embora a principal vantagem da modalidade esteja em encaixar o aprendizado em torno de sua vida profissional e doméstica, há também vantagens do ponto de vista financeiro.

Você decide quando e onde estuda. Além disso, um curso de pós-graduação a distância, muitas vezes, custa menos do que uma pós em tempo integral.

Se a economia em taxas e mensalidades não for o bastante para convencê-lo, pense no seguinte: buscando um diploma de um curso a distância, você não precisa gastar com transporte, material didático ou mesmo lanches.

E não é preciso ter dúvidas a respeito da qualidade do ensino. As instituições devem ser credenciadas pelo MEC para oferecer as aulas virtuais.

Seja um freelancer ou trabalha em tempo parcial

Outra forma de ganhar um dinheirinho extra para poder investir na pós-graduação é aplicar parte de seu tempo na carreira de freelancer.

Tem alguma habilidade especial? Pode ser que você seja um bom desenhista, escreva muito bem ou tire fotos profissionalmente.

Aprenda a vender seu talento e comece a fazer freelas!

Se acha que não tem o que é preciso para trabalhar por conta própria, encontre uma ocupação em tempo parcial — que pode ser feita em suas horas vagas.

Assim, você terá uma renda extra e pode começar a economizar para pagar uma pós-graduação.

Dar aulas particulares, criar um site de tutoriais ou vender algum tipo de artesanato são estratégias excelentes para ganhar mais dinheiro.

Faça atividades gratuitas

Nós dissemos que economizar significa fazer alguns sacrifícios, mas, com certeza, não estávamos nos referindo à sua vida social.

É possível guardar dinheiro e continuar se divertindo com seus amigos.

Quando for sair com eles, opte por programas gratuitos. Se você mora em uma cidade com muitos habitantes, não será difícil encontrá-los.

Saiba que, para se divertir, nem sempre é preciso gastar dinheiro.

Portanto, busque atividades econômicas para não ter de negligenciar sua vida social enquanto economiza para uma pós-graduação!

Candidate-se a uma bolsa de estudos ou busque financiamento estudantil

Não é preciso estar na faculdade para começar a procurar bolsas de estudo. Algumas delas estão disponíveis para os alunos antes mesmo que eles sejam aprovados no curso escolhido. Logo, é uma boa ideia começar a procurá-las.

O financiamento estudantil é outro recurso disponível como auxílio às economias.

Por meio dele, você paga parcelas menores enquanto ainda está estudando e pode quitar os pagamentos depois, quando já estiver com seu diploma em mãos e trabalhando em uma boa empresa.

Gostou dessas dicas de como economizar para pagar uma pós-graduação? Então, compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais!

 

 

Leave a Comment