Saiba como escolher a pós-graduação ideal para sua carreira

Logo após o término do curso de graduação, muitos já começam a pensar em fazer uma pós-graduação para se capacitar para o mercado de trabalho, mas junto com o desejo de fazer a especialização, vêm as dúvidas sobre qual área escolher. Hoje em dia, são tantas as opções que ficamos meio perdidos, no entanto, não precisa se preocupar, é normal, temos que pensar muito bem mesmo, pois será uma decisão importante na carreira profissional.

O primeiro passo é saber a diferença entre lato sensu e stricto sensu. Segundo o Ministério da Educação (MEC), as pós-graduações lato sensu compreendem programas de especialização e incluem os cursos designados como MBA (Master Business Administration). Com duração mínima de 360 horas, ao final do curso, o aluno obterá certificado e não diploma. Ademais, são abertos a candidatos diplomados em cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino – Art. 44, III, Lei nº 9.394/1996. As pós-graduações stricto sensu compreendem programas de mestrado e doutorado abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino e ao edital de seleção dos alunos (Art. 44, III, Lei nº 9.394/1996). Ao final do curso o aluno obterá diploma.

Qual curso escolher?

Agora que já decidiu qual melhor opção, é hora de escolher a área que quer atuar, para isso, sugerimos que escolha primeiramente qual perfil e o tipo de profissão que irá querer agora, visto que saiu da faculdade.  Pesquise, leia muito sobre o assunto, converse com profissionais de outras áreas, com pessoas que fazem ou já fizeram uma pós que você tem afinidade ou pretende cursar. É interessante também que você determine seus objetivos profissionais, assim ficará ainda mais fácil de escolher qual melhor área.

O mercado é bastante variado, muitas pessoas acabam se perdendo na escolha por não decidirem com antecedência seus objetivos e, com isso, acabam se frustrando, então fique atento para evitar esse tipo de frustração. Não vale ficar muito tempo em cima do muro, pois o mercado está cada vez mais competitivo e, para não perder tempo, já comece a se planejar. As empresas hoje em dia, além da especialização, procuram avaliar a habilidade do profissional qualificado e colocá-la em prática todo conhecimento obtido em aula, por isso, fique atento, pós-graduação, assim como graduação, precisa de dedicação.

Modalidade

Para quem não tiver tempo em realizar um curso presencial, a dica é fazer uma pós EaD. O estudo nessa modalidade de ensino está em alta e dados da Associação Brasileira de Educação a distância (ABED) nos mostram o grande aumento da procura desses tipos de curso.

Instituição

Após a escolha do curso e da modalidade, é hora de escolher a Faculdade/Universidade. Antes de se matricular em algum curso, procure conhecer bem a instituição, sua infraestrutura, corpo docente e, é claro, se tem credenciamento junto ao MEC. Leve em conta a escolha por um estabelecimento de ensino diferente da qual fez a graduação, a tendência em permanecer na mesma instituição pode causar comodismo e em uma “nova casa” queremos sempre mostrar nosso melhor, surgindo a busca pelo reconhecimento.

 

Share This