Carreira

Saiba como vencer os 6 maiores desafios do EAD

Desde que surgiu no Brasil, o ensino a distância (EAD) tem promovido uma verdadeira revolução no cenário educacional do país. No entanto, como ocorre com toda mudança importante, o EAD possui desafios que precisam ser vencidos.

A natureza flexível e a qualidade do ensino tornaram essa modalidade educacional uma opção vantajosa para quem precisa se qualificar, mas, tem dificuldades para adequar a sua rotina à rigidez de horário e local típica de cursos presenciais.

Contudo, essa mesma flexibilidade pode se tornar um problema, caso o estudante não saiba lidar com ela.

Produzimos este post para ajudar quem está fazendo um curso a distância ou pretende iniciar uma graduação ou pós nessa modalidade.

Vamos listar 6 dicas importantes para que você supere os desafios do EAD e seja capaz de aproveitar muito mais todas as vantagens que esse formato de ensino proporciona para a carreira. Confira:

1. Use a autonomia ao seu favor

O ensino a distância é caracterizado por permitir que o aluno administre as suas atividades acadêmicas conforme as demandas do curso e as necessidades pessoais.

Em geral, as tarefas a serem desenvolvidas são disponibilizadas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com a estipulação de orientações e prazos de entrega.

Assim, ter autonomia é fundamental para cumprir com as suas obrigações acadêmicas. Dessa forma, também é possível dar conta de todos os seus afazeres cotidianos, relativos à vida pessoal e profissional.

Entretanto, uma rotina cheia pode dificultar o desenvolvimento dessa habilidade de modo adequado.

Para evitar esse problema, é muito importante identificar as prioridades e ser responsável na hora de lidar com elas. É necessário elencar as tarefas mais prioritárias, identificar o tempo necessário para realizá-las e se organizar para executar todas as etapas exigidas à conclusão de cada uma.

2. Mantenha a disciplina

Por mais que cursos EAD tenham professores — e, em alguns casos, até tutores —, nesse formato educacional há um menor grau de supervisão docente das tarefas cotidianamente desenvolvidas, o que exige maior disciplina por parte do aluno.

Sem essa característica, fica muito difícil fazer um curso a distância com qualidade.

A notícia boa é que, assim como acontece com a autonomia, a disciplina pode ser uma capacidade trabalhada e aprimorada durante o curso. Para isso, o primeiro passo é se conscientizar de que é necessário ser disciplinado, passando a ver as tarefas do curso como tão importantes e urgentes quanto as atividades presenciais.

Outra atitude essencial é a manutenção do foco no curso.

Isso significa que você deve ser aplicado e esforçado no desenvolvimento de todas as tarefas exigidas. Isso implica fazer o possível para sempre iniciar e finalizar uma atividade sem interrupções. Como estudar em casa pode ser um convite às distrações, você deve saber como escapar delas.

Assim, nos momentos destinados aos estudos, concentre-se somente nos afazeres acadêmicos. Para tanto, fique longe de outros sites que não o da plataforma de aprendizagem, mantenha a televisão desligada e fuja do telefone.

O período destinado à realização das atividades do curso deve ser seguido à risca.

3. Gerencie adequadamente o seu tempo

Uma das principais características do EAD é a flexibilidade temporal, já que o próprio estudante é quem costuma montar os seus horários de estudo levando em conta todas as suas demandas rotineiras.

Por isso, para que o curso seja o mais proveitoso possível, é crucial saber gerenciar adequadamente o seu tempo.

A maneira mais adequada para conseguir gerir bem o tempo é listar todos os seus afazeres profissionais e cotidianos — além do tempo destinado para a alimentação e descanso, entre outras atividades relevantes.

Em seguida, recomenda-se calcular a carga horária gasta com cada atividade, o que possibilita estimar o tempo diário disponível para a dedicação aos estudos.

Esse gerenciamento é importante porque ele dá uma dimensão mais real da disponibilidade de tempo para os estudos.

Além disso, é possível realizar alterações em sua rotina com o intuito de direcionar e priorizar o desenvolvimento das atividades acadêmicas em conformidade com os seus prazos de entrega, por exemplo.

4. Planeje e organize as suas atividades

Seja qual for o nível educacional de um curso EAD, para concluí-lo será necessário ler textos, fazer exercícios, participar de fóruns de discussão e realizar atividades avaliativas.

Ou seja, existem muitas tarefas que você deverá efetuar sem o acompanhamento diário do professor. Por esse motivo, é necessário se planejar.

Assim, é essencial organizar as suas atividades de acordo com a prioridade que cada uma tem — e conforme o tempo necessário para desenvolvê-la. Outra dica é separar os materiais das disciplinas estudadas — o que pode ser feito no computador. É também importante que os estudos sejam feitos em um local tranquilo e confortável.

5. Seja frequente

Uma dica infalível para obter o máximo aprendizado em um curso a distância é participar ativamente de todas as atividades oferecidas.

Além de construir as habilidades necessárias para a área de sua formação, a frequência é um método avaliativo fundamental utilizado no EAD.

Nessa perspectiva, é recomendável completar tanto as tarefas obrigatórias quanto as complementares.

Os fóruns de discussão, por exemplo, são um importante meio de troca de informações e construção conjunta do conhecimento entre alunos e professores.

Aproveite os fóruns e os chats também para tirar dúvidas em exercícios que você tem mais dificuldade. Os professores, tutores e colegas poderão ajudá-lo.

6. Faça um cronograma de estudos

Um instrumento muito prático para organizar as atividades acadêmicas em um curso EAD é o cronograma de estudos.

Trata-se da organização de todas as tarefas a serem desenvolvidas de acordo com as disciplinas do período, prazos de entrega das atividades obrigatórias e horários diários de dedicação aos estudos.

O cronograma de estudos é um mecanismo indispensável para exercer sua autonomia de forma adequada. Com ele, você conseguirá manter a disciplina, gerenciar bem o seu tempo, manter a frequência no curso, bem como planejar e organizar as suas atividades.

É, portanto, um forte aliado para superar todos os obstáculos.

Agora que descobriu como vencer os desafios do ensino a distância, saiba como escolher uma instituição de ensino EAD!

Share This