Carreira

Veja os 5 erros mais comuns ao estudar sozinho e tente evitá-los

Quem sonha em ter uma grande carreira, com altos salários e estabilidade profissional, deve ter em mente que o aprendizado nunca tem fim. Você precisa constantemente investir na educação para realizar esse sonho, pois nada surge sem esforço.

No meio desse caminho, é preciso também desenvolver o hábito de estudar sozinho para se manter sempre atualizado e à frente dos seus concorrentes. O problema é que muitas pessoas têm dificuldades em se concentrar e acabam cometendo erros que atrapalham seu aprendizado.

Para evitar que isso aconteça com você, vamos listar a seguir os principais equívocos cometidos por quem estuda sozinho. Vamos ensinar também o que fazer para evitá-los e como aumentar a sua produtividade! Ficou curioso? Então acompanhe o post de hoje!

1. Má administração do tempo

Todos nós temos uma vida muito corrida. Normalmente, é preciso conciliar trabalho, estudos, lazer, descanso e as obrigações do dia a dia dentro de um período muito curto. Com isso, é bastante comum que as pessoas acabem passando algumas tarefas por cima das outras, deixando muita coisa para trás.

Porém, para ter bons rendimentos nos estudos, é preciso saber administrar o tempo disponível, ainda mais se você tem o costume de estudar sozinho. Caso contrário, seu aprendizado ficará prejudicado.

A primeira coisa que você deve fazer é estabelecer as suas prioridades. Se for preciso diminuir o tempo de lazer durante a semana para encaixar momentos de estudo, não hesite. Lembre-se de que esse sacrifício é para um bem maior no futuro.

Caso você se renda à preguiça e deixe de estudar durante um dia, esse tempo será perdido e as matérias vão se acumular, atrasando toda a sua rotina posteriormente. O ideal é estabelecer horários específicos para estudar e fazer o máximo possível para obedecê-los.

Apenas não se esqueça de respeitar seus momentos de descanso. Afinal, uma mente esgotada não consegue assimilar muitas informações. Por isso, é importante ter boas noites de sono e estabelecer pequenas pausas entre seus estudos.

2. Desorganização

Quem tem o hábito de estudar sozinho em casa precisa, antes de mais nada, saber se organizar. Afinal, um ambiente bem arrumado está diretamente relacionado com o bom rendimento nos estudos.

Imagine o seguinte: se você tem uma mesa bagunçada, com livros, canetas e anotações espalhados por todos os lados, você perderá vários minutos a cada vez que precisar encontrar alguma coisa. O problema é que, como já mencionamos, o tempo é um elemento extremamente valioso para quem estuda sozinho e não pode ser desperdiçado.

Quanto mais organizado for o seu ambiente de estudos, menos dificuldade você terá para encontrar materiais e anotações, pois estarão todos ao alcance de suas mãos. Com isso, além de otimizar o tempo e aumentar a produtividade, seu aprendizado também será muito mais eficaz, já que essas distrações serão eliminadas.

Falando nisso, também é essencial que o seu ambiente de estudos esteja livre de televisões, videogames, redes sociais ou qualquer outro elemento que possa cortar a sua linha de raciocínio e interromper a sua concentração.

3. Falta de planejamento

Sempre que quisermos realizar uma tarefa de forma bem-feita, precisamos nos planejar, caso contrário, são grandes as chances de ficarmos perdidos no meio do caminho. O mesmo é válido para quem quer estudar sozinho.

O planejamento no aprendizado não consiste apenas na administração de tempo, e sim na criação de um cronograma a longo prazo, com metas e objetivos a serem alcançados.

Geralmente, quem está estudando para concurso público, Enem, faculdade ou pós-graduação precisa alternar entre diversas matérias e conteúdos diferentes, cada um com um peso diferente. Nesse cenário, é muito comum que os estudantes se dediquem mais àqueles assuntos que o agradam. O problema é que, com isso, os outros conteúdos ficam de lado e o aprendizado é enfraquecido.

Para evitar que isso aconteça, você deve elaborar um cronograma que abranja todas as disciplinas que devem ser estudadas, sem deixar nada de lado. Esse planejamento é essencial para garantir que você absorva todo o conteúdo programático do curso ou concurso para o qual você está se preparando.

Além disso, é importante estabelecer momentos específicos para revisar a matéria já estudada e verificar se o conteúdo está sendo bem assimilado. Dessa forma, você terá muito mais controle sobre o aprendizado, avaliando seu progresso e eficácia.

4. Ausência de apoio especializado

Uma das maiores dificuldades enfrentadas por quem estuda sozinho é a falta de um apoio especializado para esclarecer dúvidas e acompanhar seu progresso.

Imagine que, ao estudar para um concurso público, você se depare com um conceito jurídico muito difícil de entender. Por mais que existam explicações sobre o assunto nos livros e na internet, muitas vezes é necessário um professor especialista no assunto para esclarecer de uma vez por todas o que aquilo significa.

O problema é que, ao estudar por conta própria, você vai acabar ficando perdido ao se deparar com situações como essa. Pode ser que você entenda o conteúdo em questão, mas perderá um tempo valioso para isso e, no final das contas, não terá certeza se o seu raciocínio está correto.

Por isso, ainda que o seu foco principal seja estudar sozinho, é importante poder contar com um professor ou um profissional especialista no assunto para ajudá-lo nesses momentos. Um curso online, por exemplo, já é mais que suficiente para sanar suas dúvidas e otimizar o aprendizado, garantindo que você não deixe nada para trás.

5. Procrastinação

Sempre que estamos diante de tarefas complexas ou obrigações a cumprir, nossa tendência é permanecer inertes. Inconscientemente, tentamos encontrar desculpas para postergar ao máximo essas atividades. Isso é a procrastinação, e ela é a maior inimiga da produtividade.

Ao se preparar para estudar, você provavelmente já deve ter perdido várias horas fazendo outras coisas, como arrumar o quarto, assistir à Netflix, passear com os cachorros ou simplesmente ficar navegando pelas redes sociais sem nenhum objetivo específico. Quando percebeu que estava perdendo tempo, já era tarde demais e os estudos ficaram todos atrasados, não é mesmo?

A procrastinação é provavelmente o maior problema enfrentado por quem estuda sozinho e está diretamente relacionada a quase todos os tópicos mencionados anteriormente. Qualquer mínima distração na hora dos estudos é motivo suficiente para você abandonar o que estava fazendo e começar a procrastinar.

Por isso, é essencial que você lute contra esse impulso. É preciso manter o foco e se livrar de quaisquer elementos que possam atrapalhar sua concentração. Não crie desculpas para postergar os estudos. Lembre-se de suas prioridades e faça esforço para cumprir suas metas e objetivos.

Todas as dicas mencionadas aqui devem ser o suficiente para driblar a procrastinação. Ao colocá-las em prática, você logo perceberá que o hábito de estudar sozinho é uma questão de persistência e dedicação. Com o tempo, você conseguirá dominá-lo e, com isso, garantirá um futuro promissor!

Se você tem alguma outra dica para quem quer aprender a estudar por conta própria, deixe um comentário neste post. Quaisquer sugestões ou complementos ao que mencionamos aqui são muito bem-vindos!

 

Leave a Comment